SEO local para pequenos negócios: tudo de que você precisa saber

SEO local para pequenos negóciosA maneira de consumir na rede muda a cada dia, assim como a forma de interagir com os conteúdos. Então, como garantir que sua empresa apareça nos resultados de pesquisa? Todas essas mudanças geram a necessidade de adaptação e desenvolvimento de novas estratégias de marketing digital. Nesse sentido, uma das estratégias mais utilizadas e eficientes é o SEO local.

Estudos mostram que 92% dos consumidores buscam na internet informações dos negócios locais pelos quais têm interesse. Não é possível ignorar números tão impactantes como esse. Prezar pela relevância e boa performance das suas estratégias se tornou, portanto, fundamental para o sucesso no mercado de atuação.

Neste artigo completo, você entenderá como o SEO local, uma das principais soluções do marketing digital, contribui para pequenos negócios. Continue a leitura para saber mais e conhecer as melhores práticas!




O que é SEO local e qual é a sua finalidade


Antes de abordar como o SEO local funciona e como fazer para adotá-lo em seus negócios, é fundamental compreender o que ele é e qual a sua finalidade. SEO (Search Engine Optimization) é uma sigla em inglês que significa Otimização para Mecanismos de Busca.

Em resumo, SEO é um conjunto de estratégias cujo objetivo é facilitar que a empresa seja encontrada em buscadores como Google, Bing etc. A proposta é melhorar o posicionamento da marca nos resultados de pesquisa de clientes que estão buscando por serviços ou soluções que ela oferece. Consequentemente, consegue-se um aumento do tráfego do site.

Na maioria dos casos, o trabalho de otimização é focado no endereço oficial da empresa, mas também pode ser direcionado para melhorar o fluxo na página no Google.

Já o SEO local é específico. Ele é direcionado para as pesquisas que contam com uma localização geográfica. Nessa categoria, a localização da pessoa que fez a pergunta é levada em consideração quando são incluídos na pesquisa os termos perto de mim ou em Rio de Janeiro, por exemplo.

Então, assim que alguém pesquisa por determinado serviço no Google, ele compreende que é muito provável que aquele usuário esteja interessado em serviços próximos do local. Nesse momento, o algoritmo de local do Google modifica os resultados da pesquisa, priorizando aqueles que estão perto da pessoa ou dentro da região especificada.

O SEO local ficou importante com o aumento do uso dos smartphones, pelo crescente número de pesquisas via mobile. Sendo assim, o Google automaticamente identifica a sua localização e apresenta apenas os resultados mais relevantes para a região.

Essa estratégia deixa cada vez mais evidente o poder da internet e a democratização que se desenvolveu. Nesse espaço, os pequenos negócios e empreendedores que nunca teriam a possibilidade de se destacar no mercado conseguem bons posicionamentos com investimentos bem baixos. Mesmo na pesquisa sobre um segmento que uma grande empresa domina.

Quando investir


O tamanho da empresa não importa mais. Para ter sucesso, é essencial contar com a ajuda de algumas soluções. Quem acredita que não é necessário utilizar a tecnologia para realizar ações de marketing eficientes e reduzir o tempo com atividades operacionais, por exemplo, está muito enganado.

O SEO local é a mostra desses recursos da tecnologia que contribuem para o impulsionamento do empreendimento. Mas, antes de saber como encaixar a estratégia à rotina da sua empresa, é fundamental compreender o cenário atual para os negócios locais. Especialmente quando o assunto é desempenho nas principais plataformas digitais.

Tenha em mente que se basear em dados do mercado e de grandes empresas para avaliar o sucesso ou fracasso das suas estratégias não funciona. Afinal, de acordo com o estudo da BrightLocal, um empreendimento local recebe, em média, 414 visitantes únicos por mês. Do total, 13% recebem menos de 100 visitas ao mês.

Outro número importante do mesmo relatório é referente à origem das visitas feitas pelos usuários. Em média, 50% do tráfego gerado por negócios locais é oriundo do trabalho orgânico. Ou seja, poucos links patrocinados são utilizados de forma eficiente. E-mail marketing e redes sociais também costumam ser deixados de lado.

Ainda, o tempo de permanência nas páginas é vital para identificar se o que está sendo oferecido é, de fato, atrativo para os usuários. De acordo com o mesmo estudo da BrightLocal, as pessoas gastam cerca de 96 segundos, em média, nas páginas de um negócio local, com uma taxa de rejeição na casa dos 60%.

Esse último dado serve como forte indicativo de que a maior parte dos empreendimentos locais não está utilizando os canais digitais de forma eficiente. Por isso, é fundamental encontrar maneiras de direcionar melhor as suas campanhas e ações de comunicação. Assim, você será capaz de atrair mais clientes em potencial, aumentando as vendas.

No entanto, a aplicação do SEO local depende do tipo de negócio. Ele só faz sentido quando existe um endereço físico para que os clientes possam ter contato com a marca ou quando se quer atingir pessoas de uma determinada região. Loja virtual, por exemplo, não tem necessidade de investir em SEO local.

A principal função de adotar essa estratégia é facilitar o processo de os consumidores encontrarem e chegarem até o seu empreendimento. Ela pode fazer toda a diferença para as pequenas empresas, impulsionando suas vendas e garantindo mais visibilidade para o produto ou serviço oferecido.

Maiores benefícios


Você já sabe que um dos maiores benefícios dessa estratégia baseada na localização geográfica é o aumento das chances de a marca ser conhecida e encontrada na internet. Mas existem muitas outras vantagens de fazer um bom trabalho de SEO local.

Essa é uma maneira eficiente de atrair novos clientes de uma região específica. E, também, uma das mais baratas. Imagine quantas pessoas passam pelo seu negócio diariamente e não fazem nenhuma ideia de que ele existe.

Em tempos de alta conectividade, é essencial ter presença online relevante. Esse conjunto de ações, técnicas e estratégias contribui para isso, gerando ainda mais credibilidade e permitindo que cada vez mais clientes em potencial tomem conhecimento da marca.

Se um número maior de pessoas encontra seu negócio, é de se esperar que ele tenha um poder de divulgação cada vez maior. A consequência disso é o aumento na quantidade de interessados, que realmente vão comprar o produto ou serviço. Assim, o crescimento das vendas é um dos principais benefícios.

A fidelização dos clientes é outra vantagem que poderá ser conquistada por meio do SEO local. A comodidade por conhecer uma marca que oferece o serviço ou produto desejado próximo à sua localização geográfica é um grande diferencial na mente do consumidor final. O resultado disso é um cliente fidelizado.

Todo esse processo leva a um aumento do poder e da capacidade de divulgação do negócio. O consumidor que já está fidelizado vai passar a falar sobre sua empresa e recomendá-la para os conhecidos. Portanto, essa é uma estratégia digital que consegue gerar propaganda boca a boca.

Como fazer o planejamento de SEO local e as melhores práticas


Para quem tem o desafio de administrar uma empresa de menor porte e com atuação restrita, é importante saber como investir melhor os recursos disponíveis para, por exemplo, atrair mais consumidores. Com a transformação digital, essa tarefa se tornou fácil, e um dos caminhos é por meio do Google Analytics para empreendimentos locais.

Agora que você já sabe o que é e como funciona, está na hora de saber como fazer o planejamento de SEO local que seja capaz de impulsionar seu negócio e colocar em prática esse conceito do marketing digital.

No momento de criar o conteúdo, faça algo semelhante ao que já é desenvolvido para o SEO comum. Materiais com links relevantes, imagens, texto com, no mínimo, 200 palavras e, principalmente, referências de localização do seu negócio.

É importante ter em mente que, para as pequenas empresas, o esforço de uma estratégia precisa apresentar resultados mais rapidamente. Isso acontece por conta do tamanho do negócio. Por ser menor, acaba tendo uma capacidade de investimento inferior.

Algumas táticas podem contribuir e até mesmo acelerar o processo. A seguir, você verá as melhores delas para melhorar o posicionamento da sua marca e conseguir alcançar a tão almejada primeira posição nas pesquisas do Google.

Registre-se no Google Search Console


O primeiro passo é se registrar no Google Search Console, que fornece dados de diagnóstico básicos. Essa ferramenta gratuita ajuda a ter certeza de que os mecanismos de busca serão capazes de detectar e compreender o seu site.

Antes conhecida como Webmaster Tools, essa solução faz com que o mecanismo de busca seja capaz de rastrear todas as páginas do site do seu negócio e indexá-las. Ela também disponibiliza recomendações de melhoria.

Otimize as imagens


A otimização de imagens é uma etapa fundamental do processo de adequação para que o SEO local dê ainda mais resultado. Essa tarefa tem como objetivo a melhoria do tráfego por meio da pesquisa de imagens do Google.

Essas pesquisas de locais, imagens e vídeos são conhecidas como buscas verticais. Quando consideradas relevantes, as imagens podem aparecer nos resultados de maneira orgânica. Por exemplo, se alguém pesquisar no Google por uma banda, é provável que apareçam algumas fotografias associadas e o link para seguir a pesquisa apenas de imagens.

Portanto, é preciso deixar claro para o Google do que trata aquela imagem e ficar muito atento ao contexto em que ela está inserida. Para que ela apareça como destaque, é essencial que esteja em um site que tenha um tema semelhante ao do conteúdo.

Estruture a página


O primeiro passo para garantir um site estruturado e adequado para uma estratégia de SEO local é esclarecer o principal objetivo dele. Ser uma loja virtual, um meio de contato, uma maneira de apresentar a empresa ou uma plataforma de comunicação, por exemplo. Esse entendimento é essencial para a definição da estrutura.

Para isso, mapeie o comportamento dos internautas que acessam o seu endereço. Você deve compreender os padrões, entender os problemas e ir atrás de soluções para melhorar a experiência do usuário. Certifique-se de deixar bem claro dentro do seu site quais são as áreas e páginas disponíveis, de modo que todo mundo tenha facilidade para navegar.

É interessante que, durante a estruturação, você crie áreas separadas para algumas informações importantes, como os dados institucionais, descrição dos produtos e serviços, meios de contato, blog, galeria de imagens e vídeos e localização. Use os melhores recursos que tiver à disposição.

Produza conteúdo local útil


Produzir conteúdo útil ajuda na construção da autoridade, que é fundamental para qualquer tipo ou tamanho de empreendimento. Mesmo no caso de empresa local, que depende da visita presencial das pessoas, o uso do marketing de conteúdo pode proporcionar resultados expressivos.

Além de ser uma prática que acelera os retornos do SEO, o marketing de conteúdo serve para cultivar a audiência e criar uma comunidade de leitores fidelizada à sua marca.

O ideal é que esses conteúdos não falem sobre o produto ou serviço, e sim sobre assuntos relevantes para o público-alvo, atendendo suas necessidades e anseios. Portanto, criar um blog e desenvolver conteúdos locais que ajudem as pessoas é fundamental para o sucesso das estratégias de marketing digital.

Deixe o site responsivo


Ter um site que funciona bem apenas no computador não é mais suficiente. As tecnologias avançam com muita velocidade. Portanto, a página permitir o acesso por meio de celulares e tablets é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de marketing digital.

Mais de 71 milhões de brasileiros acessam a internet somente pelo celular, grupo que representa 56% do total de 126,9 milhões dos usuários brasileiros de internet. Cerca de 40% dos internautas se conectam pelo celular e pelo computador e 4 milhões acessam a internet somente via computadores.

Todos esses dados foram encontrados no estudo feito pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Os números só deixam mais clara a necessidade de desenvolver um layout que seja eficiente tanto pelo celular quanto pelo computador.

Organize as palavras-chave


Muitas vezes, são esquecidos detalhes extremamente importantes para o sucesso da estratégia de marketing digital. A escolha correta das palavras-chave, por exemplo, é capaz de definir se sua campanha será um sucesso ou fracasso total.

Elas são como portas de entrada para o seu negócio. A partir do momento em que são definidas palavras-chave com alto índice de procura pelos seus clientes em potencial, você garante que seus anúncios serão exibidos para um público-alvo extremamente segmentado e dentro do perfil desejado. Isso aumenta as chances de conversão consideravelmente.

Se a escolha de palavras-chave não for embasada, não será possível alcançar o resultado esperado, por maior que seja o orçamento. Logo, atenção redobrada ao momento de colocar essa etapa em prática! Por isso, verifique quais são as principais palavras-chave ou produtos de seu negócio.

Otimize a navegação


A navegação do site é essencial para que os visitantes localizem rapidamente aquilo que procuram. Além disso, contribui para que os mecanismos de pesquisa entendam o conteúdo que o webmaster considera importante. Mesmo que os resultados da pesquisa sejam apresentados de acordo com o nível da página, o Google também tenta entender qual é o papel da página dentro do contexto de todo o site.

Planejar a navegação com base na sua página de maior acesso é um bom caminho. Todo o site tem uma página inicial ou uma que recebe mais visitas. Na maioria das vezes, esse é ponto de partida de navegação dentro do site.

Adicione páginas de localização


Para que toda a estratégia de SEO local faça sentido, é essencial ter no site da empresa informações que interessam ao consumidor, como telefones, e-mail comercial e formulários de contato. Considere, também, a possibilidade de incluir um botão que permita ao visitante entrar em contato diretamente por ali.

No entanto, a principal informação é o endereço da sua loja ou espaço físico. Essa é uma oportunidade de incorporar um mapa mostrando a localização, de modo a facilitar que o usuário encontre seu estabelecimento. O Google Maps tem um serviço que permite que você adicione os mapas nos sites para destacar pontos específicos.

Melhores ferramentas para colocar o SEO local em prática


Conseguir ser listado e manter-se nos rankings dos resultados locais não é tarefa fácil. Isso se deve a fatores como espaço limitado da página, tempo necessário para alcançar resultados e uma forte concorrência com outros negócios que também investem em SEO.

Pensando nisso, separamos algumas ferramentas extremamente úteis. Elas auxiliam no processo de automação de muitas tarefas, deixando a rotina mais fácil e otimizando o tempo para administrá-las. Ainda, é claro, são muito benéficas para seu e-commerce.


SEMRush


O SEMRush é uma das ferramentas mais interessantes. Com diversas funcionalidades, ele também auxilia, por exemplo, com pesquisa de palavra-chave, PPC e competidores. A maior vantagem é que ele permite a especificação de uma palavra-chave e a comparação com concorrentes.

O SEMRush é extremamente importante para as palavras de cauda longa e pouco volume, pois consegue identificar com muita eficiência a maior parte delas.

WhiteSpark


O WhiteSpark é outra ferramenta muito conhecida no mundo do SEO. É uma plataforma que oferece tudo o que você precisa para gerenciar diversos aspectos do seu SEO. Sua principal função é o citation finder, método sofisticado de encontrar oportunidades de citações que estão sendo feitas nos resultados atuais.

LocalBox


LocalBox é conhecida como uma ferramenta muito eficiente de local marketing. É uma plataforma completa e eficaz no gerenciamento de toda sua presença online. Vale destacar que, apesar de ser conhecida por SEO, a LocalBox também tem funções para conteúdo, mídia social e e-mail marketing.

BrightLocal


Diferente do Whitespark, esta ferramenta é mais adequada para as agências de marketing e analistas. Nela, você encontra funções de tracking de SEO local, buscador de citações e auditor automático para SEO. Com o BrightLocal, também é possível monitorar reviews online.

Como mensurar os resultados com confiabilidade


Planejar e monitorar uma boa estratégia de SEO local é algo identificado como fundamental para o crescimento de visibilidade e acesso. No entanto, nenhum esforço será suficiente sem a mensuração dos resultados. Ao analisar, lembre-se de que eles podem demorar a aparecer.

Portanto, para saber se a abordagem está atingindo o público como deveria, a solução é realizar uma mensuração dos resultados de forma bem confiável. Para ajudar nesse processo, veja algumas dicas.

Analise o tráfego orgânico


Para saber se o objetivo do SEO, que é aumentar o número de buscas orgânicas, está dando certo, esse é o primeiro dado que deve ser estudado. Porém, não analise apenas os acessos, mas também o quanto cada palavra-chave está contribuindo para eles.

Pesquise seu posicionamento


Esta é outra forma muito importante de saber se o esforço está valendo a pena. Pesquise as palavras-chave e veja em qual posição o site apareceu. Confira, também, o tipo de conteúdo que é sugerido.

Considere os concorrentes


Antes de concluir que sua estratégia não está dando certo, lembre-se de que seus concorrentes desejam a mesma coisa que você. Portanto, considere o trabalho de cada um deles para conquistar as melhores posições. A ferramenta SEMRush é muito útil nesse tipo de monitoramento.

Veja o engajamento com o conteúdo


Esta é uma métrica importante. Analise como está o engajamento do cliente com os conteúdos que você oferece. Entenda o tempo de permanência na página, pois esse dado pode fornecer muitas informações relevantes, como se a pessoa achou o que procurava ou se não gostou do site.

Compreender todas as etapas do desenvolvimento de uma estratégia de SEO local é importante para que ela seja de sucesso. Adotar esse método é ser extremamente positivo para o seu negócio de uma forma geral, contribuindo para divulgação e vendas e, talvez, transformando a empresa em um case na comunidade local.

Agora que você já sabe como o SEO local pode ser útil para sua empresa, baixe nosso Calendário do E-commerce e descubra como aproveitar as sazonalidades para vender mais!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    Canais de venda: como funcionam e quais as principais fontes
    próximo post
    Formas de pagamento online: guia completo para seu e-commerce
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.