Vídeo marketing: como usar em lojas virtuais?

Vídeo marketing como usar em lojas virtuaisO vídeo é um poderoso recurso de comunicação. Não é à toa que o YouTube é a rede social mais usada pelos brasileiros. Cada vez mais, as marcas estão investindo nesse tipo de conteúdo, que é capaz de chamar atenção do consumidor em poucos segundos, contar histórias e apresentar produtos.

Nos e-commerces, além de trabalharem na captação de clientes, os vídeos podem explicar funcionalidades e dar recomendações de uso dos produtos, apresentando detalhes e mostrando o funcionamento de cada item. A pesquisa conduzida pela Brightcove mostra que vídeos de marcas em redes sociais ajudam a convencer 46% dos usuários a comprar algo.

Algumas pessoas podem pensar que é necessário investir muitos recursos para uma boa estratégia de vídeo marketing, mas isso não é verdade. Pequenos empresários também podem apostar nessa tendência. Continue lendo este artigo e saiba como criar vídeos para vender mais!


O que é vídeo marketing?


Até certo tempo atrás, grande parte do conteúdo em vídeo produzido por empresas era de materiais institucionais. Eles contavam a história da empresa e falavam sobre os funcionários, a produção, os clientes etc. Com o sucesso do YouTube, os vídeos foram, aos poucos, se transformando em meios de vendas e interação entre público e empresas. Assim surgiu o vídeo marketing.

Atualmente, encontramos diversos tipos de vídeo ao navegar pela internet: histórias, resenhas, depoimentos, tutoriais, transmissões de eventos e demonstrações de produtos são alguns exemplos. Todos esses formatos podem se transformar em recursos focados em levar clientes à loja virtual.

Como criar bons vídeos?


Como dissemos, não é preciso investir muito para criar vídeos que vendam. É possível desenvolver uma boa estratégia de vídeo marketing e começar a produção para a sua loja virtual com algumas técnicas. Confira!

Defina o objetivo do vídeo


É preciso planejar antes de começar a gravar. Definir o objetivo de cada vídeo é tão importante quanto captar imagens e editá-las. Cada vídeo pode ter um objetivo diferente — lançar um produto, aumentar o desejo do público, mostrar como utilizar determinada coisa, contar histórias de sucesso, entre outros.

A ação que você espera que seja tomada pelo consumidor após assistir ao seu conteúdo ajudará a tomar muitas decisões em relação ao vídeo, como formato, roteiro e até itens necessários para a gravação. Definir um objetivo evita que você e sua equipe fiquem perdidos em relação à produção e desperdicem tempo e recursos. 

Também é importante estabelecer previamente os indicadores que medirão o sucesso de cada conteúdo. Um vídeo com foco em conversão, por exemplo, pode ser avaliado pela quantidade de vendas na loja virtual, enquanto um vídeo feito para divulgar um produto vai ter o seu êxito medido a partir do número de visitas na página.

Conheça bem o público-alvo


Conhecer o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia de vendas, e com o vídeo marketing não é diferente. Entender as expectativas dos consumidores em relação ao seu conteúdo é crucial para planejar vídeos interessantes e que venham a ter boa performance.

A melhor maneira de entender o público-alvo é pela comunicação. Entre em contato com alguns clientes e converse com eles sobre preocupações, influências, hobbies, sonhos e hábitos deles e o que achar que contribua para a sua estratégia de comunicação. Depois, é só produzir conteúdos que apresentem soluções para os problemas do seu cliente ou que tenham a ver com o estilo de vida dele.

Por exemplo, se o público-alvo admira determinada celebridade, você pode enviar um artigo relacionado a esse tema. Se ele passa mais tempo no Instagram do que no YouTube, crie vídeos curtos que possam ser postados na sua linha do tempo. Criatividade é a palavra de ordem aqui. Quanto mais você souber sobre o seu público, mais fácil será criar vídeos interessantes para ele.

Determine o formato do vídeo


Existem diversos tipos de vídeo marketing, e a escolha que você fizer dependerá dos dois fatores que citamos acima: o objetivo do vídeo e a expectativa do público. Os conteúdos podem ter formato de tutorial, entrevista, instrução, apresentação de produtos, case de sucesso e o que a criatividade inventar.

Cada formato é indicado para um objetivo. Tutoriais são ideais para clientes que já estão no processo de decisão ou que já compraram o produto e querem saber como usá-lo. Os cases de sucesso também servem a esse propósito.

Já os vídeos educativos e de apresentação de produto são usados para aumentar o desejo do cliente em relação ao que está sendo vendido e para mostrar a ele que aquele item pode ser a solução para os seus problemas.

Escolha um canal de vídeo marketing


Não faltam opções de canais para divulgar os seus vídeos: YouTube, Vimeo, Instagram, TikTok, LinkedIn, Facebook e até o próprio e-commerce. O primeiro passo para escolher o canal ideal é saber onde o público está — lembra da importância de conhecer bem os seus consumidores?

Você consegue escolher onde e quando publicar o vídeo com base no perfil dos clientes. Assim, fica fácil ter um bom engajamento. Também é importante saber um pouco sobre as particularidades de cada canal. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social voltada para contatos profissionais, o que pede conteúdos mais sérios. Já o TikTok tem um público jovem, que geralmente posta vídeos divertidos e curtos.

Priorize a qualidade do vídeo


O ideal é que os vídeos sejam gravados com uma câmera profissional. Mas isso não quer dizer que você precisa abrir mão da sua estratégia de vídeo marketing se não tiver esse equipamento. Hoje, é possível ter boas imagens usando smartphones modernos. O importante é prezar pela qualidade.

Além da imagem, o som e a iluminação precisam de cuidados. Em relação ao primeiro ponto, procure usar sempre um microfone. Há uma diversidade de modelos e preços no mercado. Em relação à iluminação, prefira sempre a luz natural. Se não for possível, tenha duas fontes de luz no ambiente, pelo menos.

Elabore um roteiro objetivo


O roteiro é o documento que reúne todas as informações sobre o vídeo — falas, legendas, trilha sonora, cenário, movimentos de câmera e até orientações para a edição. Ele ajuda a gravação a ser feita de forma objetiva, evitando que você perca tempo e desperdice recursos.

Para elaborar o roteiro, é preciso ter o objetivo do vídeo definido. Assim, fica simples elaborar as falas e pensar em todos os detalhes. Depois disso, é hora de gravar os vídeos para o e-commerce!

As vantagens do vídeo marketing para o e-commerce


Como você viu neste artigo, qualquer pessoa consegue criar uma estratégia de vídeo marketing e colocá-la em prática. Tendo objetivos definidos e conhecendo bem o público-alvo, fica fácil planejar as outras etapas e começar a colocar a mão na massa.

Uma estratégia de vídeo marketing pode trazer muitas vantagens para o e-commerce quando bem elaborada: mais visibilidade para a marca, maior o número de visitantes no site, melhoria no relacionamento com o cliente e, como consequência, o aumento no número de vendas.

Se você se interessa por esse tipo de conteúdo e acredita que os vídeos podem ajudar o seu negócio a se desenvolver, não deixe de acompanhar o nosso !

    post anterior
    Psicologia do consumidor: veja como usar essa estratégia no aumento das vendas
    próximo post
    Como gerenciar e motivar uma equipe de vendas de sucesso?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.