Ter um processo logístico organizado e bem delimitado é importante para qualquer negócio que deseje atender seus clientes, mas é ainda mais indispensável no caso do e-commerce. Sem essa organização, o resultado é de clientes insatisfeitos, que não recebem os produtos dos quais precisam, do jeito que precisam e quando precisam.
Deseja garantir que isso não aconteça com você? Confira a seguir como organizar todo o processo logístico do seu e-commerce!
Faça um planejamento prévio
Antes mesmo de começar as operações do seu e-commerce, é preciso que você faça um planejamento prévio para que toda a logística saia da maneira correta. Isso é importante porque fazer uma organização de logística quando as vendas já estão acontecendo torna tudo ainda mais difícil.
Portanto, comece seu planejamento ao conhecer como serão suas operações e a identificar cada passo que precisa ser considerado. Coloque as operações no papel, como: atendimento, identificação de estoque e envios realizados; crie ainda um fluxo logístico para planejar cada etapa.

Foque no cliente
Para organizar todo o processo logístico do seu e-commerce, também é muito importante se focar inteiramente no cliente. É preciso pensar na satisfação do cliente como um todo, já que esse deve ser o objetivo final do seu e-commerce.
Como a compra online gera mais insegurança para os clientes, é preciso garantir que o cliente se sinta realmente seguro em comprar. É o caso dele saber, por exemplo, qual é o prazo de entrega, a disponibilidade dos itens e a política de troca ou de devoluções, por exemplo.
Não se esqueça da logística reversa
Seu e-commerce, inclusive, precisa considerar a logística reversa dentro do processo logístico. Isso é fundamental, porque trocas e devoluções são mais constantes nesse modelo de venda do que naquelas realizadas em lojas físicas.
Por isso, considere como será a logística reversa para que você saiba como realizar trocas e devoluções no menor tempo possível. Quanto mais tempo esse processo reverso consumir, piores serão os resultados e, por isso, a sua estruturação é indispensável.
Escolha o operador logístico corretamente
Para organizar o processo logístico do seu e-commerce, você também precisa considerar quem será o seu operador logístico. Nesses casos, você tem como opções os Correios ou uma transportadora.
Para essa decisão, entretanto, é preciso considerar itens como fluxo de vendas do seu e-commerce e dimensões dos itens a serem vendidos. Quanto maiores forem esses números, maior é a necessidade de uma transportadora para atender às suas necessidades. Com essa escolha, você também será capaz de calcular o valor do seu frete, parte importante do processo logístico e de vendas.
Considere utilizar softwares específicos
Organizar um processo logístico significa ter controle: sobre o que entra e o que sai no controle de estoque, sobre o que você vende e o que você recebe, sobre o que é entregue e o que retorna. Por isso, é altamente recomendado que você utilize softwares específicos para centralizar todas essas informações e, com isso, conseguir uma logística mais eficiente.
Organizar todo o processo logístico do seu e-commerce exige que você, primeiro, conheça como será o fluxo logístico do seu negócio em forma de planejamento. O foco no cliente, a definição de logística reversa, a escolha do operador e o uso de softwares específicos também garantem uma organização mais efetiva e com resultados melhores.
Quais são as maiores dificuldades na organização desse processo logístico? Possui algum desafio em particular? Comente e participe!
