Código EAN: o que é, para que serve e como utilizar na sua empresa?


post image

Ao consultar o código de barras de um produto, você já deve ter reparado que existem alguns números que aparecem logo abaixo da imagem de barras, não é mesmo? Trata-se do código EAN, uma sequência numérica muito importante para a identificação e rastreabilidade dos itens.


O EAN que vem com o código de barras (conhecido também pela nomenclatura GTIN) é um instrumento fundamental para garantir a legitimidade de um produto. Além disso, traz muitas outras vantagens, tanto para a gestão de estoque como para a experiência do cliente.


Destacamos também que, a partir de setembro de 2022, as empresas poderão ter suas notas fiscais rejeitadas pela Secretaria da Fazenda se não atualizarem esse dado em suas mercadorias. A exigência do código será feita por etapas, mas é bom que você se atualize o mais depressa possível!


Continue a leitura deste post para saber como funciona esse código, sua importância e porque ele é um aliado dos lojistas. Acompanhe!




O que é o código EAN?


O código EAN, também conhecido como EAN-13, é uma sequência numérica de 13 dígitos que aparecem junto dos códigos de barras dos produtos. Sua sigla significa European Article Number, que, em tradução literal, pode ser entendido como Número Europeu de um Artigo.


Como o nome indica, ele foi criado na Europa e hoje é considerado um código universal para o comércio. Por conta da sua adesão, é também comum ouvirmos falar dele por meio de sua nomenclatura mais atual, o GTIN (Global Trade Item Number, ou Número Global de Item Comercial, em português).


Sua função é otimizar o reconhecimento de um produto considerando suas diversas características, de modo que cada item tenha seu código único, como se as mercadorias tivessem o próprio documento de identificação.


O código EAN é criado pelo fabricante. Logo, se você trabalha com revenda ou outro tipo de estratégia, não precisará ser responsável por gerá-lo.


Já se você for o produtor, deve buscar suporte da GS1 Brasil, uma empresa especializada para gerar essa sequência corretamente.




Qual a diferença entre código EAN, SKU e UPC?


Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando qual é, afinal, a diferença entre EAN e outros códigos conhecidos e amplamente usados no varejo como o UPC e o SKU.


UPC é sigla para Universal Product Code, que em português pode ser traduzido como Código Universal do Produto. Ele é bem semelhante ao EAN, com a diferença de que possui apenas 12 números. Além disso, ele é adotado basicamente nos Estados Unidos e no Canadá.


Já o SKU (Stock Keeping Unit) é mais uma ferramenta de gestão de estoque do que um código identificador obrigatório. Ele é usado internamente em empresas para organização dos itens e para facilitar sua localização.


O SKU é comumente formado por letras e números. Sua intenção é formar um código com uma sequência lógica que possa ser facilmente compreendido pelo lojista.


Assim, resumindo, o SKU é um recurso que você pode aplicar no seu negócio para potencializar a gestão de estoque, mas não é um código obrigatório e nem globalmente aceito, como o EAN.




Como descobrir o código EAN de um produto?


Para saber o código EAN de um produto, basta localizar seu código de barras. Lembre-se que ele fica logo abaixo da imagem de barras.


Essa sequência é formada por 13 números e é composta da seguinte maneira:



  • Os primeiros três números indicam a origem do produto (o código EAN do Brasil é 789, por exemplo).

  • Os próximos nove algarismos são criados pelo fabricante, e podem ter uma combinação variada. Em geral, entre 4 a 6 dígitos apontam elementos do fabricante, e entre 3 a 5 descrevem particularidades do artigo em questão.

  • O último dígito é o código verificador, que determina que o EAN é autêntico quando o item é escaneado.


É obrigatório ter o código EAN?


Todo item comercializado deve ter seu EAN correspondente. Se você é fabricante, é sua responsabilidade gerá-lo e cadastrá-lo na GS1.


Se você é vendedor, independentemente da plataforma de vendas que usa, certifique-se de que seu fornecedor lhe entregou suas mercadorias com seus códigos. Afinal, você vai precisar deles para emitir notas fiscais e para cadastrá-los, isso sem contar que apresentar esse código é obrigatório para exportação.


Dicas para usar o código de barras EAN


Na prática, lojistas usam o código EAN para múltiplas funções, como cadastrar mercadorias, registrar informações, preços ou quantidades. Confira algumas dicas para usar essa sequência a seu favor no dia a dia.


Realizar uma busca


É mais fácil localizar o item que você deseja ao consultar o código EAN de produtos. Com a sequência já registrada, basta acessar o site e digitar os números para encontrar exatamente o que você quer.


Evitar divergências


Como cada item tem seu EAN exclusivo, ao usá-lo você evita duplicidades e divergências que podem prejudicar suas vendas e a experiência do cliente.


Manter um inventário de dados


Conte com uma planilha ou sistema na qual você registre os produtos que você vende e os EANs correspondentes. Assim será mais fácil localizar essa informação caso você precise realizar uma consulta específica.



Vantagens de usar o código EAN na sua empresa


Muitos pensam que o código EAN é uma burocracia, mas ele é um importante recurso que oferece benefícios para os lojistas. Confira as principais delas a seguir.


1. Exportação de produtos


O EAN se torna ainda mais relevante quando o assunto é o comércio exterior. Afinal, trata-se de um código de identificação global. Logo, se sua intenção é enviar produtos para fora do país, saiba que apresentar o EAN é obrigatório para atividade de exportação.


2. Controle de estoque


Já comentamos como o EAN tem um papel fundamental para o estoque. Com ele, é possível ter mais precisão sobre cada item e assim evitar uma série de erros, perdas, duplicidades e outros problemas relacionados ao gerenciamento de estoque e ao fluxo de produtos.


3. Marketplaces e Google Shopping


O EAN ajuda lojistas a terem mais visibilidade nos marketplaces. Sua presença no cadastro dos produtos tem um alto impacto no ranqueamento dos anúncios em marketplaces como o Mercado Livre.




4. Segurança e autenticidade


Um ponto muito importante sobre o código EAN é seu papel em garantir a rastreabilidade e legitimidade dos itens. Com esse código, é possível saber exatamente a origem de cada produto e detalhes de sua fabricação, o que dá mais segurança para quem compra e vende.


Potencialize seu estoque e suas vendas com o código EAN


Seja na revenda de produtos ou para o comércio de itens de fabricação própria, a geração de EANs é fundamental para vender com segurança. Com ele, você amplia a visibilidade dos seus anúncios e pode também participar de marketplaces com tranquilidade.


A gestão desses códigos é mais simples do que parece e gera benefícios diretos para o lojista, como a possibilidade de ter controle total do seu estoque, evitar erros e até internacionalizar seu negócio de acordo com as normas.


Se você gostou do conteúdo e quer mais dicas para maximizar resultados e otimizar sua logística, não deixe de conferir nossa planilha gratuita para controle de estoque!


    post anterior
    B2W Ads, Cnova Ads e Mercado Livre Publicidade: como funcionam?
    próximo post
    7 dicas sobre como vender mais no varejo online em 2022
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.