Descubra o que é estoque consignado e como funciona para e-commerces!


post image

Garantir que o estoque do e-commerce esteja sempre abastecido é um dos principais desafios para quem trabalha com vendas. Afinal, enquanto a aquisição dos produtos em grande volume pode representar altos custos, a falta deles fatalmente implicará na perda de vendas. Nesse cenário, o estoque consignado pode ajudar.


Esse é um modelo que está em acelerado crescimento nos últimos anos, graças aos benefícios que ele garante quando bem aplicado. Por isso, se você tem dificuldade para garantir o estoque sempre abastecido, continue aqui com a gente.


Ao longo deste texto, você vai entender o que é o estoque consignado, quais são suas características e como colocá-lo em prática no seu negócio. Assim, fica mais fácil solucionar um dos problemas mais comuns dos empreendedores — e que também pode ser o seu. Vamos lá?




O que é estoque consignado?


É chamado de estoque consignado aquele que fica em posse da loja, mas ainda pertence de fato ao seu consignatário — que pode ser o próprio fabricante ou mesmo outra empresa. Ele surgiu como uma maneira de simplificar a gestão de estoque principalmente para e-commerces, que enviam produtos diversos para diferentes locais, e não contam com lojas físicas.


Funciona por meio de acordos feitos para que, após um determinado período, os produtos que não forem revendidos ao cliente final possam ser devolvidos para o fornecedor.


No contrato definido entre as partes, estará sempre discriminado o tipo de estoque escolhido:


  • Estoque em poder próprio: quando o fornecedor mantém a sua própria estrutura de estoque para a venda em consignação pelo parceiro (o revendedor);
  • Estoque do fornecedor em poder de terceiros: quando o fornecedor concede a guarda de seus produtos a terceiros (consignatário ou consignante), passando para eles apenas a posse provisória.

Independentemente do tipo escolhido, é importante ressaltar que o estoque consignado oferece diversas vantagens para PMEs, principalmente para quem trabalha exclusivamente com e-commerce, como: custos operacionais reduzidos, fácil identificação e planejamento de reposições e otimização e redirecionamento de recursos. Esses são apenas alguns exemplos, mas que já garantem uma boa margem de negociação e recursos para pequenos e médios empresários.




Como esse tipo de estoque se desenvolveu no e-commerce?


Entre os principais conceitos do e-commerce, está o de otimizar os processos envolvidos na negociação dos produtos. Isso vale tanto para o cliente, que pode fazer suas compras em minutos e sem sair de casa, quanto para o empreendedor, que pode gerenciar as atividades da loja de forma eficiente.


A gestão de estoque, no entanto, sempre se mostrou um grande desafio na área, principalmente para pequenas empresas. Isso porque, para garantir os lucros e os preços atrativos aos consumidores, é importante que este setor seja gerenciado de forma precisa e equilibrada.


Essa necessidade fez com que, ao longo dos anos, diferentes tipos de estoque fossem desenvolvidos, cada um com suas características e vantagens para determinados segmentos de atuação.


Com eles, novas ferramentas de gestão foram criadas e aprimoradas, como é o caso da Tiny. Essa ferramenta de gestão tem um módulo completo só para gestão de estoque, inclusive no modelo consignado, que otimiza tempo e simplifica os processos.


À medida que o e-commerce se consolida como um dos mais importantes canais de venda, a busca por estratégias que permitam melhores resultados é natural. É isso que faz o estoque consignado ganhar cada vez mais mercado e se posicionar entre as principais opções para gerir esse setor no e-commerce.


Nesse modelo, o gestor do e-commerce paga apenas pelos produtos que efetivamente tiveram saída e evita a armazenagem prolongada de produtos com menor demanda. Esse é um dos motivos dele ser uma boa opção para e-commerces que atuam com produtos de venda sazonal e não perecíveis, por exemplo.




Como o estoque consignado funciona?


O funcionamento do estoque consignado é bastante simples e depende apenas de um bom acordo firmado entre o consignatário, que é o fornecedor dos produtos, e o consignante, ou seja, a loja. Vale a pena detalhar os pontos mais importantes para que seja mais fácil decidir pelo modelo no e-commerce.


Como já adiantamos, os produtos são enviados para o parceiro lojista, que será responsável por vendê-los aos clientes finais. Sendo assim, é a loja que fica responsável pela sua estocagem e armazenagem, o que deve ser feito de forma adequada para cada tipo de mercadoria. Essas especificações devem estar descritas em contrato e seguidas à risca a fim de evitar perdas no estoque consignado.


Outro cuidado que o gestor deve tomar é o de estimar da forma mais precisa possível a previsão de demanda dos itens que serão recebidos em consignação. Afinal, esses materiais ocuparão espaço no próprio inventário da loja, o que pode implicar em alguns custos e obrigações durante sua guarda. É importante, por exemplo, fazer uma conferência periódica para se certificar de que os produtos estão na quantidade correta e em boas condições.


Após o período definido em contrato, os produtos que não foram vendidos devem ser remetidos de volta ao consignatário. Em geral, os contratos costumam prever que a loja deverá arcar com o custo dos produtos que não retornarem ao fornecedor, o que exige um controle apurado para que o modelo seja vantajoso.


É preciso ter em mente que o estoque consignado é diferente do estoque terceirizado. Neste segundo caso, o estoque é mantido por uma empresa terceirizada, que se responsabiliza por sua conservação e entrega. Assim, a loja apenas realiza a venda aos consumidores e repassa a demanda para aquela que terceiriza o estoque.


Quais são as vantagens do estoque consignado?


Já comentamos alguns motivos que fazem esse modelo ser uma ótima opção para pequenas e médias empresas. Veja agora outras vantagens que fazem o estoque consignado ser cada vez mais adotado no e-commerce.


Evita estoque parado


O estoque parado é algo que todo lojista procura evitar. Produtos sem saída comprometem o espaço e trazem custos ao negócio.


No caso de pequenas empresas, isso é ainda mais problemático, em função do fluxo de caixa, que pode ser rapidamente comprometido.


Esse problema é minimizado e até resolvido com o estoque consignado, já que os itens não vendidos podem ser devolvidos. Assim, é possível liberar espaço no inventário para produtos com maior demanda, evitando perder vendas.


Aumenta o giro de estoque


Muitas vezes, para conseguir negociar itens parados, as lojas acabam concedendo grandes descontos, que podem até mesmo comprometer a margem de lucro. Isso não é necessário quando o estoque é consignado, pois o modelo permite remanejar o catálogo de produtos de forma simplificada.


Assim, a loja pode ter um bom volume de vendas durante todo o ano, mesmo trabalhando com produtos de demanda sazonal.


E tem como acompanhar isso de maneira fácil? Sim! A Tiny, ferramenta de gestão do ecossistema olist que já comentamos por aqui, conta com uma extensão que faz o cálculo de giro de estoque.


Expande a variedade de produtos


Ao trabalhar com o estoque consignado, um e-commerce pode contar com vários fornecedores de produtos. Com base em um planejamento bem alinhado com as demandas do seu público, essa se torna uma excelente estratégia para efetivar novas vendas e conseguir mais clientes.


Afinal, a variedade atrai diferentes consumidores. Quanto mais diverso for o seu estoque, maior a possibilidade de um cliente encontrar o que ele busca, ou comprar mais de uma versão do mesmo produto.




Dicas para ter um estoque consignado


Mesmo com todas essas vantagens, é preciso ficar atento e ter alguns cuidados na hora de implementar o modelo de estoque consignado na sua empresa. Vamos conhecer algumas dicas?


Escolha do fornecedor


Como sua empresa não será responsável por todo o controle da cadeia logística, é importante que você busque uma parceria que seja capaz de cumprir com todos os acordos. Nesse momento, inclusive, é importante ter jogo de cintura. A escolha de bons fornecedores, então, é essencial para garantir um bom relacionamento no longo prazo, saudável para ambas as partes.


Estruturação do acordo


Na hora de estruturar o acordo com seus parceiros, garanta que a negociação seja justa. É claro que o contrato sempre poderá ser revisitado, mas quanto mais completo, menor será a dor de cabeça com o passar do tempo.


Estratégia para cada tipo de produto


Talvez o estoque consignado não seja a melhor estratégia para todos os seus produtos. Avalie o que funciona nesse modelo: separe um tempo para fazer um planejamento e entender se todo o seu estoque deve funcionar assim.


Utilização dos recursos


Com o estoque consignado, sua empresa pode conseguir reduzir custos e até redirecionar os investimentos por causa disso. Mas lembre-se que será necessário ter um controle maior, mais preciso e mais inteligente.


Cuidar dos processos, da organização e do acompanhamento de resultados será algo que vai facilitar a sua rotina.



Que tal implementar o estoque consignado no seu negócio?


Se, ao longo deste post, você percebeu que o estoque consignado pode ser uma boa opção para o seu e-commerce, esse é um ótimo momento para colocar essas iniciativas em prática. Aqui, você já teve acesso às principais vantagens e aos cuidados desse modelo. Agora é só começar.


Um ponto importante a se destacar é que a venda em marketplace ajuda a movimentar seu estoque — e é uma boa alternativa para investir, independentemente do modelo de estoque escolhido.


Agregar essa possibilidade ao seu negócio refletirá na satisfação dos clientes, que sempre terão disponíveis os produtos que procuram. No final das contas, essa é mais uma maneira de se destacar da concorrência e se tornar uma verdadeira referência no seu segmento.


    post anterior
    Desconto progressivo: o que é, como funciona e como adotá-lo na empresa?
    próximo post
    Fretes e prazos: a importância da logística no e-commerce
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.