Maternidade e empreendedorismo: cases de sucesso da dupla jornada de dedicação

Mães e empreendedoras que utilizam o sistema Tiny e garantem grandes resultados, na vida pessoal e profissional.

 

“Ser mãe é padecer no paraíso”, já dizia a famosa frase de Coelho Neto. O que será que ele diria sobre ser mãe-empreendedora? De acordo com pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2020, dos 52 milhões de empreendedores brasileiros, 57% são mulheres. Esse número coloca o Brasil na sétima posição de países com maior número de mulheres empreendedoras no mundo. 

Porém, segundo a pesquisa de 2021 do Instituto Rede Mulher Empreendedora, 79% das entrevistadas acreditam que “os cuidados com a casa e a família atrapalham mais as mulheres do que os homens que buscam empreender”. Imagina ao adicionar o “cargo” de mãe?

Filhos e empreendimento próprio exigem atenção 24 horas, dedicação, cuidado e aprendizado constante. Há conquistas e alegrias, mas também desafios e momentos de reflexão. E, em ambos os casos, o que faz perceber que tudo vale a pena é ver o resultado positivo de todos os esforços dedicados. Além desses pontos em comum, ter apoio e soluções que otimizam o dia a dia também fazem toda a diferença

A seguir, apresentamos dois cases: uma mãe que virou empreendedora, e uma empreendedora que virou mãe. Negócios que conquistaram +1200% de aumento na produçãocapacidade de entrega duplicada. As duas à frente de negócios de sucesso que utilizam o sistema Tiny para otimizar a gestão de suas empresas e, consequentemente, prosperar suas marcas e o tempo com seus filhos.

Mãe-empreendedora

Aumento produção Tiny ERP

Enquanto cozinhava entre panelas quentes e forno ligado, Carol Moreira, fundadora e Diretora Criativa do Ateliê Materno, sentiu a necessidade de encontrar uma distração para ocupar sua filha Sofia, na época com 2 anos de idade. Logo, teve a ideia de comprar uma mini cozinha que havia visto em outro país.

Com a busca frustrada, Carol resolveu colocar a mão na massa e produziu sua própria versão. A Sofia já tinha garantido a sua cozinha própria, mas o protótipo ficou tão bom que escolas e amigos começaram a encomendar. Depois de produzir mais algumas unidades e diante do interesse no produto, a alma de empreendedora ganhou espaço e Carol publicou a foto em um grupo do Facebook. Em algumas horas, seus canais de contato pessoal estavam cheios de pedidos.
“Estava com 600 e-mails, 700 mensagens no WhatsApp, até hoje tenho mensagens não respondidas no Facebook, porque eu não dei conta de responder. Muita gente! Acabei fechando 22 cozinhas. Sem saber onde ia fazer, com quem ia fazer, contando com meu marceneiro, porque eu fiquei amiga dele. Dessa maneira surgiu o Ateliê. Depois disso, passei por várias situações que me trouxeram onde estou hoje”, relata Moreira.
Ateliê Materno - Sofia

As primeiras produções continuaram sendo feitas manualmente pela Carol, com a ajuda de um marceneiro amigo. Depois de cursos, aperfeiçoamentos e profissionalização, atualmente o Ateliê Materno tem uma fábrica especializada em móveis, com uma ampla linha de brinquedos de madeira, como: cozinha, geladeira, mercado, oficina, motoneta, etc, e faz entregas em todo o Brasil.

Otimização da gestão

No início, mesmo com mais de 60 pedidos, o Ateliê Materno se restringia a produzir 30 unidades por mês, pois era o que conseguiam entregar. Alguns clientes pagavam adiantado e esperavam até três meses para receber uma encomenda. “Fazendo tudo isso na mão, na planilha, era uma loucura, sem cogitação”, relembra a Diretora.
O Ateliê Materno foi oficialmente fundado em agosto de 2015. Carol conta que o sistema de gestão da época era um vidro na parede, escrito à mão. “A gente escrevia o nome do cliente, o que ele comprou, a data que ele comprou, a data que a gente tinha que entregar e como ele pagou. (...) A gente fazia isso tudo guardando na cabeça, não tinha uma sistemática, processos. E isso foi vindo, mais uma vez, pouco a pouco”, conta.

Para otimizar sua gestão, a empreendedora conta que utilizou outro ERP no início, mas acabou migrando para o Tiny.

“O Tiny foi o segundo ERP que a gente usou. A gente começou com o Bling. Mas o Bling estava muito pouco para o que a gente precisava. Aí recebi uma indicação de uma amiga que também empreendia com fraldas de pano e a gente migrou pro Tiny. (...) Nessa troca a gente descobriu que o Tiny era, de fato, exatamente o que a gente precisava”.
Carol Moreira, fundadora do Ateliê Materno
Com o Tiny, o Ateliê Materno potencializou sua gestão interna: produção, pedidos, prazos, conciliação bancária, transporte e todas as facilidades que um ERP deve proporcionar. Sua produção passou de 30 por mês para uma média de 5.000 por ano. Isso representa um aumento de mais de 1200% na entrega de pedidos!
Além dos números impressionantes e da otimização da gestão, Carol também aponta para a facilidade de acompanhamento dos resultados da empresa. Com relatórios atualizados em tempo real e a centralização das informações de pedidos, preço, ordem de compra e tudo relacionado ao negócio, os times e stakeholders ganham independência, sem deixarem a integração de lado.
“O Tiny traz essa facilidade de fazer essa gestão e ter tudo na nossa mão. Principalmente quando vamos fazer nossas análises de crescimento, de como está a performance da empresa.”
Carol Moreira, fundadora do Ateliê Materno

Empreendedora-mãe

Economia Tiny ERP.png

Talvez você já tenha buscado algo na internet ou em lojas físicas e não tenha encontrado. Foi por causa de uma situação como essa que Camila Gonçalves resolveu abrir seu próprio e-commerce. A Beleza de Mulher foi fundada em 2005, quando a sócia-fundadora vendia produtos de beleza e mantinha seu trabalho CLT em paralelo. “Comecei comprando o que eu vendia. Porque, na época, a internet não tinha essa urgência, nem a facilidade que é hoje. O prazo de entrega de 5 a 7 dias era uma coisa normal”, relembra.

O contato com o e-commerce começou muito tempo antes, quando Camila era responsável pelo desenvolvimento do site de uma empresa, justamente na área de vendas e gestão. Neste cenário, ao buscar um produto para compra, não encontrou na internet e nem em salões de beleza. Foi aí que a fundadora do e-commerce teve a ideia. “Eu tinha uma amiga que era ‘a doida’ dos cosméticos e comecei a pedir um monte de marcas. Ela me passou e eu comecei a ir atrás”, relembra. 
Depois de quase 4 anos levando o negócio junto ao seu trabalho principal e com a ajuda do marido, Camila resolveu parar de trabalhar fora e investir em seu próprio empreendimento.
“Eu e o Christian sentamos e falamos: alguém tem que tentar. Aí eu saí do meu trabalho e fui tentar, mas não dava para sobreviver só disso. A coisa tomou um corpo em 2013, mais ou menos, quando a gente conseguiu comprar um espaço nosso, uma sala nossa, para fazer o nosso estoque e sair de casa”. 
Naquela época, os sistemas ERPs não eram muito acessíveis. Sequer existiam notas fiscais eletrônicas. Quando a estruturação da gestão começou a ser digitalizada, naturalmente Camila e seu sócio e marido, Christian, buscaram uma solução para otimizar o negócio. Foi um crescimento em equipe, entre Tiny e Beleza de Mulher, que permanece desde então.
“O Tiny evoluiu ouvindo o cliente. Acho que este é o principal ponto. Saber que tem alguém do outro lado, ouvindo a sua necessidade. (...) A gente acompanha os grupos do Tiny e da concorrência, e nós estamos à frente. Eu falo ‘nós’ porque me sinto parte. É para nós que o Tiny foi feito.”
Camila Gonçalves, sócia-fundadora da Beleza de Mulher
Camila conta que todo o planejamento de estoque, endereçamento, separação, picking, packing, etc, foi organizado da melhor forma para utilizar todas as ferramentas e funcionalidades de Tiny, com o intuito de otimizar a operação e os custos. Com essa estrutura, minimizando o uso de integrações e soluções, a empresária estima que economiza, em média, R$ 5.000,00 por mês dos custos da empresa.
Além da economia, a fundadora da Beleza de Mulher também atribui o aumento da capacidade de produção à utilização do Tiny. Ela estima que é possível processar o dobro de pedidos com Tiny em relação a uma operação manual ou sem sistema. Isso considerando seu modelo de negócio e estrutura atual.
“O principal aqui é a capacidade de estar preparado para crescer que Tiny proporciona. OMS [organização de fluxo de pedidos], parte de gerenciamento, as atualizações, regras de preço. Essas coisas contribuem muito para que a gente possa crescer e esteja pronto para isso”.
Camila Gonçalves, sócia-fundadora da Beleza de Mulher

O universo da maternidade

Ao contrário de Carol, Camila entrou primeiro no mundo do empreendedorismo e depois na maternidade. Seu filho, Lucca, chegou na véspera da Black Friday de 2022, mostrando que o sangue do e-commerce já está correndo em suas veias. 
Beleza de Mulher.jpg


“Eu falo que ele é um bebê de e-commerce, porque ele queria esse auge da internet, com pai e mãe que trabalham com internet, ele tinha que nascer nesta data. Se tivesse combinado, não teria dado certo. Tem mais um motivo pra comemorar e ele veio pra falar que a vida não é só trabalho. Porque [a Black Friday] é um período que a gente não vive. Vive para o trabalho. Ele [Lucca] vem também com essa mensagem: a vida não é só trabalho”, afirma a sócia-fundadora do Beleza de Mulher.

Carol também reflete sobre essa dupla jornada e como lidar com essa experiência. “A demanda com criança é full time, 24 horas por dia. E empreender é 24 horas por dia também. Você dorme pensando, acorda pensando. (...) O lance é, como tudo na maternidade, não se culpar, entender que é o processo, não entregar de bandeja pra vida. Porque a vida vai falar: ‘tá muito difícil, você não vai conseguir’. É um risco muito grande, mas a gente tem que fazer as coisas acontecerem de alguma forma. E se a gente escolheu empreender, a gente vai fazer isso acontecer. Então é ter persistência, se ressignificar todo dia e não se culpar. A culpa materna não pode entrar na sua cabeça”.
Com certeza, essas experiências ainda irão trazer muitas reflexões, frutos e sucesso às duas. E, enquanto elas cuidam dos filhos, o Tiny otimiza a gestão das respectivas empresas. Um ERP que também pode ser parte do apoio que a maternidade e o empreendedorismo pedem.

 

 

Você também é mãe e empreendedora? Conta pra gente, nos comentários, como essa dupla função pode ser benéfica e quais os principais desafios.
    post anterior
    Conheça os planos do Tiny ERP e descubra a melhor opção para o seu negócio!
    próximo post
    Conheça o programa Tiny Parcerias
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.