Qual a importância de definir um nicho de mercado? Conheça os principais segmentos

O que é nicho de mercadoO nicho de mercado pode ser entendido como uma estratégia de segmentação, sendo uma parcela do setor que é pouco atendida por ser um grupo menor dentro de determinada área.

Entender onde a sua empresa se encaixa dentro desse cenário é fundamental para o crescimento dos negócios. Por isso, devemos conhecer os produtos de nicho que mais vendem para montar um bom plano de ação.

Neste conteúdo, vamos mostrar a relevância dessa estratégia para o e-commerce, os principais segmentos de nicho e quais deles estão em alta. Quer saber mais? Continue a leitura!

Qual a importância de definir o nicho de mercado?


Muitos empreendedores querem abraçar o mundo quando começam a vender online, pois acreditam que quanto mais pessoas alcançarem, maiores serão as vendas. 

Entretanto, algo que podemos compreender com o mercado de nicho é que as decisões pensadas para um público específico podem trazer resultados mais positivos.

Isso porque, quando não se tem um nicho de mercado estabelecido, o gestor acaba investindo seu tempo e energia em um grande público, e não no perfil de cliente ideal. Essa prática torna as abordagens menos assertivas e, consequentemente, impactam o sucesso do negócio.

Veja quais são as principais vantagens de definir bons nichos de mercado para o plano de ação de uma organização.

Estratégias de marketing mais assertivas


Uma vez definido o nicho de mercado, é possível criar campanhas de marketing direcionadas para se comunicar com os potenciais consumidores de forma mais eficiente. Quanto mais o público é segmentado, mais fácil é se comunicar com ele.

Menor número de concorrentes


Como vimos, a ideia da segmentação de nichos é trabalhar com um subgrupo de um mercado maior. A partir do momento em que você identifica esse público particular, a concorrência será menor.

Público mais qualificado


O esforço que terá de ser feito para encaminhar as pessoas por meio da jornada de compras será menor, exatamente por ser um público mais engajado, que já tem interesse e provavelmente conhece as particularidades dos produtos do nicho.

Também pode te interessar: Veja já como escolher o nicho de mercado para seu e-commerce

Maior lucro


Por trabalhar em um mercado pouco explorado, ou seja, com poucos concorrentes, você conseguirá ditar o preço dos produtos. Isso pode fazer com que tenha mais lucro, mesmo que venda em menores quantidades.

A precificação de produtos é uma das etapas mais importantes ao montar o plano de negócio. Aprenda a precificar com o Curso de Precificação no E-commerce.

Curso de Precificação no E-commerce: aulas grátis!

Além disso, com as soluções certas, é possível otimizar todo esse processo, como o olist store, que criou uma ferramenta de análise de competitividade

Além de monitorar os preços da concorrência nos marketplaces, ela sugere o valor ideal para o seu produto. Assim, você não precisa queimar a sua margem de lucro para chamar a atenção do cliente. 

Quais são os tipos de segmento de nicho?


Agora que já falamos sobre as vantagens do nicho de mercado, vamos entender mais sobre os tipos de segmento. Basicamente, um mercado pode ser segmentado em quatro pilares básicos: geográfico, demográfico, comportamental e psicográfico

Geográfico


A segmentação geográfica é baseada na localização dos consumidores. Ou seja, devem ser analisados o país, estado e cidade ou até mesmo ser mais específico, como bairro e região, dependendo do negócio.

Esse segmento de nicho é mais utilizado para as organizações com estabelecimento físico. Lembre-se de que é fundamental realizar uma análise da concorrência na região em que pretende abrir a empresa. 

Um exemplo do segmento de nicho geográfico seria uma padaria na zona Sul de São Paulo ou então uma oficina automotiva na região metropolitana do Rio de Janeiro.

Demográfico


Aqui, devemos levar em consideração as informações básicas sobre o público, como:

  • Gênero

  • Faixa etária

  • Renda média

  • Grau de instrução

  • Ocupação


E muitos outros dados que ajudam a entender os hábitos de compra e interesses dos indivíduos. Isso é importante para criar uma abordagem mais assertiva e até mesmo entender quais são os produtos de nicho mais indicados para o negócio.

Para exemplificar essa segmentação, podemos citar os serviços de carona exclusivo para mulheres, ou até mesmo o McLanche Feliz, que visa uma idade específica com seu produto.

Comportamental


A segmentação comportamental avalia os hábitos de consumo de determinado público. Por isso, devemos pensar o que eles precisam e procuram, em que quantidade consomem, com qual frequência e outras questões relacionadas ao comportamento do consumidor.

Exemplificando, podemos pensar nos computadores para gamers, tênis para corredores ou até mesmo em academias sem horários definidos, para satisfazer os  clientes que não têm uma rotina estabelecida. 

Psicográfico


Este tipo de nicho leva em consideração os hábitos de consumo, que são encarados como uma forma de autoexpressão. Aqui, devemos avaliar o estilo de vida e personalidade da audiência em questão.

Alguns exemplos que podemos pensar de bons nichos de mercado no segmento comportamental são: 

  • Restaurantes focados em comidas sem glúten

  • Produtos de perfumaria veganos e cruelty-free

  • Cosméticos para pessoas com cabelos cacheados 


[contact-form-7 id="15924" title="amp-downloadlistadomilhao"]

Quais os nichos de mercado em alta?


Pensando em tudo o que foi explicado até aqui, você pode estar se perguntando: quais nichos mais vendem e estão em alta? Segundo o 43º relatório da Webshoppers, da Ebit|Nielsen, os segmentos que mais cresceram no último ano foram:

  • Roupas e calçados

  • Esportivo

  • Informática

  • Perfumaria

  • Casa e Decoração

  • Alimentos

  • Petshop


Vamos falar sobre onde eles se encaixam e os principais produtos de nicho desses segmentos? Confira!

1. Informática


Esse segmento pode focar tanto nas vendas de computadores prontos quanto nas peças e acessórios para a montagem de um próprio. Segundo a Webshoppers, observou-se um aumento do ticket médio nessa área, além do crescimento de 101% no faturamento no segundo trimestre de 2020.

2. Saúde e Fitness


O nicho de mercado na área de saúde pode ser variado, indo desde produtos para a prática de exercícios e esportes até alimentação focada no vegetarianismo e veganismo, um setor que está em plena expansão segundo pesquisa do IBOPE.

3. Perfumaria e Cosméticos


A venda de produtos de beleza é um mercado de nicho com grande potencial. Isso envolve tanto o consumo consciente quanto produtos veganos e cruelty free. Nesse cenário, investir em um marketplace de nicho que considere questões de sustentabilidade e se adaptar à tendência são passos essenciais. 

Veja um case de sucesso do olist e Outlet da Beleza: R$ 35 mil vendidos em 17 dias!

4. Entretenimento e Lazer


Encontrar bons nichos de mercado envolve conhecer bem o seu público e os produtos que são mais relevantes para ele. Nesse sentido, os que são direcionados ao entretenimento e lazer podem ser lucrativos quando conhecemos suas especificidades.

Este é um momento que está relacionado ao prazer do consumidor. Por isso, a venda de jogos de computadores ou videogames é um mercado que cresce constantemente, assim como o de brinquedos infantis.

Confira este case de sucesso: Como a Lojas Bonanza vendeu 528% a mais em apenas 3 meses usando o olist

5. Animais de estimação


Como vimos no relatório da Webshoppers, o mercado de pets está em ascensão. Segundo o IBGE, mais de 139 milhões de brasileiros têm pelo menos um animal de estimação em casa.

Esse dado mostra como os pets fazem parte da cultura brasileira e, consequentemente, estão também ligados aos hábitos de consumo da população, por serem considerados quase como um membro da família.

6. Casa e Decoração


No último ano observamos um dos maiores crescimentos no varejo na área de Casa, Móveis e Decoração, tornando-se um dos nichos de mercado em alta. Afinal, as pessoas começaram a ter uma relação mais intimista com os seus lares, uma vez que passaram grandes períodos nesse ambiente. 

Como vender mais dentro do mercado de nicho?


Se você busca uma relação mais próxima com seus usuários e quer aumentar o engajamento com a marca, pode começar desde já investindo em um nicho.

Quer saber mais sobre como definir o seu nicho de mercado no marketplace? Recomendamos a leitura deste artigo: Nichos de e-commerce: eles podem ajudá-lo a vender mais.

Lembre-se de que é possível atuar com nichos de mercado dentro de grandes varejistas. Com um portfólio adequado, vender em marketplaces pode ser a porta para conquistar mais vendas e ampliar a escala do negócio. E como fazer isso?

O olist store é a solução do mercado que escala as suas vendas nos principais marketplaces, trazendo mais visibilidade para sua loja. Unindo tecnologia e inteligência de mercado, oferece todo o suporte necessário para que os lojistas obtenham resultados concretos rapidamente.

Como? 



  • Reputação nos marketplaces: o olist está entre os vendedores mais confiáveis dos canais. Isso significa alta visibilidade nos anúncios e aumento de vendas.

  • Construção de catálogo: serviço de moderação e otimização de catálogo, feito por especialistas.

  • Precificação de produtos: ferramenta de análise de competitividade.

  • Serviços logísticos: contrato exclusivo com Correios e operadores logísticos, garantindo preço competitivo, serviços de coleta e envios.

  • Gestão da operação: tudo dentro de um único painel – desde a entrada de novos pedidos ao recebimento financeiro.


Acesse o site de olist store para saber mais sobre nosso trabalho e crie sua conta hoje mesmo!

Gostou de acompanhar o conteúdo? Então aproveite para se inscrever na newsletter do olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que ajudarão sua loja a ter sucesso!

    post anterior
    O que é consumidor 4.0? Por que os holofotes estão voltados para ele?
    próximo post
    Empresas de Full Commerce: o que fazem? Como elas podem aprimorar o seu negócio?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.