Termos de marketing digital: qual a importância de estar familiarizado com eles no e-commerce?

Termos de marketing digital no e-commerceKPI, landing page, inbound e outbound, keyword… Os termos de marketing são inúmeros e reconhecer o que cada um significa pode ser um desafio por muitas vezes serem palavras em inglês ou compostas por siglas.

Quando estamos falando sobre o e-commerce, pode parecer que conhecer as principais gírias de marketing não são importantes para o sucesso do negócio.

Entretanto, sabemos que investir em estratégias de marketing digital é fundamental para alcançar novos públicos e para o fortalecimento da marca. 

Pensando nisso, criamos um dicionário de marketing com os principais termos que você, empreendedor, provavelmente irá se deparar ao pensar no planejamento estratégico de sua loja virtual. Continue a leitura e conheça os principais!

Dicionário de marketing: termos para adicionar à lista


Com certeza você já ouviu falar sobre alguns desses termos ou abreviações de marketing. Eles são conceitos já bem difundidos, principalmente quando trabalhamos com e-commerce, uma área que está diretamente ligada ao mundo digital. 

Neste conteúdo, incluiremos 19 gírias e abreviações, mas lembre-se de que a lista de termos de marketing digital é extensa. Por isso, vale a pena salvar esse guia para tirar dúvidas sempre que necessário.

Vamos então para os termos!

Automação de marketing


Podemos definir o uso da automação de marketing como uma prática para simplificar e otimizar os processos por meio de tecnologias. Dessa maneira, tarefas que seriam onerosas e trabalhosas tornam-se mais ágeis.

Uma das principais ações que pode ser feita pela automação é o disparo de e-mail marketing. Então, uma vez que isso não precisa ser feito manualmente, se torna uma tarefa escalável, que é uma das principais características dessa prática.

B2B e B2C


Essas duas siglas estão relacionadas a modelos de negócios. B2B, ou business to business, são companhias que vendem produtos ou serviços para outras empresas. Já B2C, ou business to consumer, são organizações que têm como público-alvo direto o consumidor final, o que ocorre na maioria dos e-commerces.

Base de marketing


Base normalmente é o termo designado para uma lista de dados de contatos que uma empresa possui, seja de clientes ou de um público em potencial. Essa base de marketing pode ser utilizada para alimentar plataformas de integração e automação de Inbound Marketing, para disparar e-mail marketing, por exemplo.


Blowback


Essa é uma das principais gírias de marketing. A tradução de blowback é “contragolpe”, o que ajuda a entender mais o seu conceito. Basicamente, podemos defini-lo como um “tiro que saiu pela culatra”, ou seja, um efeito negativo para uma ação que foi tomada.

Branding


Podemos definir branding como um conjunto de ações relacionadas ao propósito, missão e valores da empresa. É uma importante estratégia de gestão de marca, que visa a sua valorização por meio do seu posicionamento.

Leia também: Entenda como o digital branding fortalece os negócios!


CAC, CTR, CPM e CPL


Chegamos às principais abreviações de marketing que se parecem como uma grande sopa de letrinhas. Vamos descobrir um pouco mais sobre cada uma dessas métricas:

  • CAC – Custo de Aquisição de Cliente: indica quanto a empresa está investindo para conquistar um novo cliente.

  • CTR – Clickthrough Rate ou taxa de clique: mostra a relação entre o número de cliques recebidos em um anúncio, dividido pelas suas impressões, ou seja, quantas vezes foi exibido.

  • CPM – Custo por Mil Impressões: representa o gasto gerado a cada mil impressões de um anúncio. 

  • CPL – Custo por Lead: ou seja, a média gasta para adquirir um novo lead.


CTA


Essa é a chamada para ação (ou Call To Action), muito utilizada para incentivar o público a realizar algum ato, seja clicar no link, baixar um conteúdo ou comprar um produto.

Demanda reprimida


A demanda reprimida ocorre quando o consumidor deseja comprar um produto, mas algum motivo o impede, seja o alto custo do item, acesso reduzido ao crédito ou até mesmo oferta reduzida.

Inbound marketing


O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que tem como objetivo atrair clientes a partir da produção e distribuição de conteúdos que sejam relevantes para o público. A distribuição desses materiais é feita em diferentes canais, como redes sociais, e-mails ou Google. 


Keyword ou palavra-chave


As keywords são termos, palavras ou frases usadas pelo usuário nos mecanismos de busca, como o Google. Têm uma importância fundamental dentro do marketing digital, pois ajudam a ranquear organicamente as páginas de um site ou blog. 

As palavras-chave também trabalham diretamente para a aparição dos anúncios para as pessoas certas, inclusive no marketplace, e para o sucesso de uma estratégia de SEO. 

KPI


KPI é uma das abreviações de marketing mais relevantes e significa Key Performance Indicators, ou indicadores-chave de desempenho. São diferentes métricas utilizadas para medir o progresso das ações de marketing. 

Alguns exemplos de KPIs são: número de usuários, volume de conversões, faturamento e ticket médio.

Landing page


A landing page é uma página de destino, voltada para a conversão do visitante de uma página em lead. Apesar de ser vinculada a uma empresa, geralmente não faz parte do site do negócio.

Ela deve possuir diferentes elementos específicos, como um copy atrativo, formulário, CTA, entre outros. Pode ser usada para que o usuário baixe um e-book, tenha acesso a um curso, se inscreva em um webinar ou solicite um orçamento.

Um exemplo de landing page que podemos dar é a do nosso Curso de Precificação no E-commerce. Confira:

Termos de Marketing Digital - Landing Page Exemplo
Exemplo de landing page produzida pelo olist para o Curso de Precificação no E-commerce.

Lead


Podemos definir o lead como uma oportunidade de negócio para uma empresa. Ou seja, são pessoas que se mostraram interessadas nos produtos, serviços ou conteúdos da marca. Eles são convertidos em potenciais clientes por meio de landing pages e formulários.

Exemplo: quando você preenche o formulário de uma página para fazer o download de um e-book, você torna-se um lead da empresa que produziu o material.

Marketing direto


O marketing direto foca suas ações e esforços em promover seus produtos ou serviços para um público que realmente tem interesse em adquiri-los. 


Nicho e subnicho


Nicho ou subnicho representam uma fatia de mercado dentro de uma segmentação específica. O nicho é uma parte de determinado mercado e o subnicho é uma parte menor ainda. 

Exemplificando: um nicho de mercado pode ser a venda de alimentos saudáveis, enquanto o subnicho seria de uma alimentação vegana (e saudável).

Outbound Marketing


Diferente do Inbound Marketing, em que o objetivo é atrair os usuários, no Outbound ocorre a prospecção ativa de novos consumidores que fazem parte do perfil de cliente ideal. Normalmente estratégias de cold calls, links patrocinados e anúncios fazem parte do outbound marketing.

Cold calling é uma técnica de vendas em que o vendedor faz ligações para pessoas que não tiveram nenhuma relação ou contato com a empresa. Ainda assim, é uma tentativa de fazê-los comprar o produto.

ROI


ROI é uma abreviação do marketing para Return on Investment, ou retorno sobre investimento. É uma métrica que mostra a eficiência e os ganhos que uma estratégia proporcionou ao negócio.

Ou seja, o cálculo do ROI possibilita descobrir se os recursos aplicados em uma determinada ação resultaram em lucro ou prejuízo para a loja. É uma métrica que deve ser acompanhada de perto, já que ajuda a ter uma visão mais ampla sobre o desempenho do negócio.

A fórmula para calcular o ROI é:
ROI = (valor arrecadado – investimento) / investimento

Depois, é só multiplicar o resultado por 100 para obter o percentual.

SEO


SEO ou Search Engine Optimization é um dos termos de marketing mais conhecidos e significa otimização para mecanismos de buscas. É um conjunto de técnicas que visam o posicionamento orgânico de páginas entre os melhores resultados do Google.


Taxa de conversão


Essa é uma das métricas mais importantes para calcular a eficiência das ações de marketing. É calculada por meio da relação entre o número de visitantes do seu site e o número de compras que esses usuários realizam. 

Qual a importância de entender os termos de marketing no e-commerce?


Como falamos no início, quem deseja se destacar da concorrência em um cenário cada vez mais competitivo precisa estar familiarizado com os principais termos de marketing para conseguir desenvolver estratégias bem-sucedidas.

Entretanto, como sabemos, não é possível se apoiar apenas em um planejamento de marketing digital para alcançar novos clientes e, consequentemente, vender mais.

Uma maneira de fazer isso é diversificar os canais de divulgação da sua loja virtual como, por exemplo, por meio dos marketplaces. Mas como fazer isso e manter toda a questão logística e operacional em ordem?

Pensando nisso, apresentamos o olist store: um dos melhores caminhos para otimizar a gestão e aumentar as vendas. Unimos tecnologia e inteligência de mercado para oferecer todo o suporte necessário para que os lojistas alcance os resultados esperados.

Essa é uma solução completa para lojistas formalizados iniciarem ou potencializarem suas vendas na internet, por meio dos marketplaces. Saiba mais no vídeo abaixo e no site de olist store:



Gostou de acompanhar o conteúdo? Que tal ampliar ainda mais seu conhecimento? Inscreva-se na newsletter do olist e continue por dentro de conteúdos exclusivos que ajudarão sua loja a ter sucesso!
    post anterior
    Como montar um sex shop online: esquente suas vendas com produtos eróticos!
    próximo post
    Tendências do futuro: moda, consumidores e varejo
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.