DNVB: entenda o que é uma marca nativa digital

DNVB marca nativa digital

As DNVBs - Digitally Native Vertical Brands - nasceram na internet. Na tradução literal, marca vertical nativa digital:

MarcaEmpresa/negócio
VerticalResponsáveis por todo o processo, desde a fabricação do produto, comercialização, entrega e atendimento ao cliente final
Nativa DigitalCriada no ambiente online

 

 

 

 

A digitalização do comércio ganhou mais espaço em decorrência da pandemia, mas muitas empresas já começam na frente com esta estratégia online. Quer saber mais sobre o que é uma DNVB, quais as vantagens e empresas brasileiras que já fazem sucesso? Continue lendo este artigo!

O que é uma DNVB?

Uma marca vertical nativa digital, mais conhecida pela sigla DNVB, é uma empresa que nasce totalmente online, onde toda a operação e comunicação com os clientes é digital e não depende de um ponto de venda físico. 

Como Andy Dunn, criador do termo, afirma em seu artigo The Book of DNVB: são marcas que não precisam se adaptar ao futuro, pois são o futuro. Não precisam atrair jovens clientes, pois começam diretamente com um público mais novo, como os millennials. 

Outra característica das DNVBs é a construção de marca com um propósito claro, oferecendo boas experiências e conexão com os consumidores. Até por isso, com o objetivo de manter a qualidade deste atendimento memorável, a empresa é responsável por todo o processo que envolve o produto e a comercialização, passando pela produção, fabricação, vendas, embalagem, logística até o suporte ao cliente.

Esta dedicação 360º possibilita que a empresa tenha uma base sólida e seja capaz de vender diretamente ao cliente (D2C - Direct to Consumer), mantendo um relacionamento mais próximo. Por acompanharem cada etapa, as DNVBs não dependem de intermediários, conseguem atuar ativamente nas estratégias e atualizações do negócio, além de contribuírem diretamente com a fidelização à marca.

Considerando essas características, é possível perceber que uma marca nativa digital é focada na experiência dos clientes, desde os detalhes de layout e design, à tecnologia desenvolvida, embalagens, atendimento e tudo que envolve a satisfação final do seu público.

Omnicanalidade: digital e físico

No geral, uma DNVB começa com um e-commerce próprio, pelo fato de ter mais

de customização e ferramentas para gerar experiência de marca. Apesar de começar no online, uma marca nativa digital também pode se estender ao varejo offline, principalmente depois de já ter conquistado um espaço no mercado. 

Entretanto, a expansão para o físico também preza pelo controle da experiência do cliente, com a seleção de parcerias que façam sentido para o propósito da marca ou, ainda, lojas próprias que mantêm a mesma vivência do online. Varejistas selecionadas, lojas premium, pop-up stores, guide shops… São diversas opções para que o propósito da marca não se limite ao digital.

Nesta linha, a estratégia omnichannel acaba sendo um caminho natural e cada vez mais se destaca na expansão das empresas. Atualmente, diversas soluções tecnológicas auxiliam as operações neste sentido, como a plataforma de e-commerce Vnda by olist, que oferece o Direct: um recurso exclusivo para unir estoques físico e digitais, vendas externas, prateleira infinita e tudo para que sua marca seja verdadeiramente omnicanal.

Vantagens de uma Marca Nativa Digital

Indo além dos benefícios já citados, como personalização de experiência ao cliente, acompanhamento de toda a cadeia de produção e fornecimento, e a especialização do produto no segmento, as DNVBs também trazem outras vantagens. Confira a seguir:

  1. Maior faturamento: por trabalhar com mercadorias próprias e sem intermediários, as marcas digitais conseguem alcançar custos mais baixos e obter margens de lucro maiores.
  2. Informações precisas: por ter o controle completo das operações, todos os dados vinculados às compras e clientes estão à disposição da marca, com possibilidade de ajustes e ações rápidas.
  3. Estratégias diferenciadas: apesar de gerar uma evolução mais a longo prazo, as DNVBs podem criar planejamentos que não fiquem à mercê dos preços, mas também de outros aspectos relacionados ao negócio e sempre alinhados aos seus valores.
  4. Fidelização do cliente: já ficou claro que este é o foco e principal diferencial desta estratégia - o customer centric. Assim, a compra e a recorrência do cliente é sempre garantida.
  5. Comunicação digital: como os canais de comunicação são online desde o princípio, o suporte e serviço oferecidos têm capacidade de ser superior ao convencional.
post image

DNVB no Brasil

Vender produtos e serviços sem a experiência sensorial e o contato humano que o comércio tradicional oferece parece complicado. Mas é exatamente isso que a DNVB faz ao transformar a marca no seu principal diferencial competitivo. E o mercado brasileiro já tem bons exemplos de sucesso que começaram online e conquistaram seu espaço:

Com apenas alguns exemplos de marcas nativas digitais brasileiras, é possível perceber a similaridade entre todas elas: 

  • A filosofia presente por trás de cada marca e produto/serviço oferecido, que faz com que o público se identifique e viva a experiência mesmo em âmbito virtual;
  • E o desenvolvimento de produtos segmentados, sendo possível oferecer a melhor opção no mercado, a fim de tirar a atenção de qualquer outro competidor da mesma categoria.

Ficou claro o que é uma DNVB? Se tiver alguma dúvida, deixe nos comentários que vamos te auxiliar. E se você quiser começar a sua própria marca vertical nativa digital, recomendamos a plataforma de e-commerce Vnda, uma solução completa com diversos cases de sucesso que começaram 100% online.

  • Digitally Native Vertical Brands ou, na tradução literal, marca vertical nativa digital. Operação com criação 100% online, onde toda a comunicação com os clientes é digital e não depende de um ponto de venda físico.
  • Vantagens: margens de lucro maiores; acompanhamento ponta a ponta de toda a produção até o atendimento final; informações de toda a jornada do cliente; fidelização à marca; garantia da experiência de compra; comunicação próxima ao cliente; produtos especializados e segmentados; baixo custo de entrada no mercado; propósito claro e definido da marca. Desafios: retorno a longo prazo; encontrar segmento para se especializar; convencimento do cliente apenas por meio do digital.

 

    post anterior
    Renda extra: como empreender na internet?
    próximo post
    Descubra tudo o que precisa para encontrar sua persona
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.