O e-commerce cresceu muito nos últimos dois anos. No ano passado, faturou mais de 260 bilhões e ultrapassou o valor que os shoppings faturaram em vendas no mesmo período (160 bilhões). Isso tem atraído cada vez mais pessoas para o digital. Mas como vender na internet👉 Ou melhor, o que vender na internet👉 Hoje vamos entender mais como ela é capaz de alavancar qualquer negócio, como o de Fernando, fundador da HD Lubrificantes. Apenas um leve contexto. Fernando Hasz, 50 anos de idade, 27 anos à frente da HD e nunca tendo vendido pela internet, pôde ver suas vendas expandirem nesse canal e chegar em até 10 vezes mais em um ano. A sede fica no ABC paulista, em Santo André. Ao todo, são mais de 1000 itens vendidos na loja.
Como vender na internet?
Existem milhões de negócios em atividade no Brasil, literalmente. Grande parte deles se concentra em estabelecimentos físicos. Inclusive talvez esse seja o seu caso. Pense por quantos comércios e empresas no geral você passa durante o dia quando sai de casa. Muitos, não é? Agora pense quantos desses comércios ou empresas vendem online também. Se a sua resposta for poucos, está correta. As pessoas não pararam de comprar. O online cresceu muito durante a pandemia. Em 2020 foi mais de 40% de crescimento e até o primeiro semestre de 2021 foi registrado um aumento em 57,4%. Então, se as pessoas não pararam de comprar, todo negócio deve ir onde o cliente está. Foi com esse pensamento que Fernando Hesz, fundador da HD Lubrificantes, iniciou sua jornada de vender pela internet. Vamos dividir em 4 pontos. Aprenda a vender em marketplaces com essas 8 dicas
1 - Encontrar seu nicho
O primeiro passo para entrar no digital sem medo é saber o que vender. Fernando teve esse dilema e conta que “achava que vendia coisas muito específicas”. Esse pode ser o primeiro erro de quem vem para a internet: não entender que existe público para tudo. No ambiente físico, existe a limitação de espaço ou mesmo de localização. Tem bairro do vestuário, da gastronomia, do comércio de rua e por aí vai. No ambiente online, tudo pode ser vendido para todo mundo. Por isso, não deve haver medo em vender “produtos muito específicos”. O principal pensamento é: tenha um nicho e se torne referência nele. Foi assim que a HD Lubrificantes começou a dar os primeiros passos na internet.
2 - Procurar ferramentas para vender online
Um nicho definido e uma vontade grande de vencer não são suficientes. Fernando, que havia fundado a loja há mais de 25 anos, entendeu que precisava de ajuda para vender online. Procurou alguns parceiros em marketplaces e na primeira venda que fez teve prejuízo. Então, encontrou o time olist store – ferramenta do olist para integrar lojas aos principais marketplaces do Brasil -, firmou uma parceria e na sua primeira venda teve lucro. Aos poucos foi entendendo o processo e o que precisava ser feito para alavancar suas vendas em parceria com o olist. Na hora de procurar uma boa ferramenta para vendas pela internet você deve encontrar os seguintes pontos:
- Experiência em vendas pela internet
- Suporte de especialistas
- Integração com seu sistema de gestão
- Comissionamento justo para todos
- Apoio em questões como logística, precificação, descrição e relacionamento com o cliente
Entenda mais sobre o que é e-commerce nesse vídeo olist store ofereceu esses pontos e a HD Lubrificantes cresceu 10x em um só ano.
3 - Se adequar ao mercado
Existem diferenças entre o físico e o digital e uma delas é a forma de vender os produtos. Pegando de exemplo a HD Lubrificantes, um de seus principais carros-chefes é o óleo para motor. Mas vender apenas o óleo acaba não sendo vantajoso nem para o lojista e nem para o cliente. Para conseguir tornar o produto atrativo para compras online, Fernando recebeu uma dica do time do olist: vender kits.
Quando se une dois ou mais produtos num só pacote, o impacto do frete diminui, o valor agregado ao cliente aumenta e uma maior margem de lucro também é permitida. Ou seja, é possível não somente vender mais na internet como também vender melhor.
4 - Deixar o processo organizado
Outro passo é deixar todo o processo organizado para que as vendas aconteçam não só em volume como também em recorrência. Ter uma boa política de resposta às dúvidas dos clientes, entregas no prazo e produtos que atendam as expectativas é algo muito importante e que quem quer aprender a como vender na internet precisa estar atento. Fernando Hasz conta: “Nossa parceria foi tomando corpo, todo mês que a gente dá um passinho, o olist vem com alguma novidade. Então hoje eles fazem promoção de produtos, fazem a coleta também e tudo isso ajuda.”
Para sair na frente da concorrência, é preciso ter tudo bem organizado e rodando sem erros. No caso da HD Lubrificantes, contar com o suporte e a experiência do olist foi vital nesse sentido. Lembre-se que vendas não são garantidas somente com preço e promoção, a experiência como um todo conta para a decisão de compra. Veja 4 dicas para ter sucesso com vendas na internet
Os três elementos essenciais para vender bem na internet
Agora que você entendeu um pouco mais sobre como vender na internet, vamos dar um passo além e mostrar como ter sucesso nesse meio. Para isso, continuamos usando a história da HD Lubrificantes, que teve três elementos essenciais para ser bem-sucedida.
Elemento 1 - Facilidade
Uma coisa é verdade, quando se trata de comprar algo, ninguém quer dificuldade. Normalmente, somos impulsionados a comprar o que é destaque para gente em um site confiável e que tenha tudo integrado. Conheça os top 10 maiores marketplaces do Brasil A HD Lubrificantes sabia disso e, por esse motivo, acionou o olist para que seus produtos aparecessem nos principais marketplaces do Brasil. E, mais que isso, aproveitou todo o suporte para criar descrições muito detalhadas de seus produtos, montou kits atraentes e conquistou os primeiros lugares nas pesquisas com a reputação do olist. Tudo isso de maneira integrada, funcional e super objetiva.
Elemento 2 - Segurança
O principal argumento de quem ainda não compra ou vende pela internet é a segurança. Muitos puderam ter experiências com o digital em virtude da pandemia. O saldo geral é positivo, principalmente por causa de grandes empresas que se esforçam diariamente para deixar seu marketplace mais seguro. Fernando conta que esse foi um dos motivos para escolher trabalhar com o olist: “A parceria com o olist faz sentido porque tem segurança, não tem golpe e todos podem aproveitar isso” Então, investir em segurança para você e seus clientes é também um fator de sucesso nas vendas online.
Elemento 3 - Logística
Uma das tendências para o e-commerce é a logística express. Isso mostra o quanto o tema é crucial para quem quer se destacar do mercado. Mas não é só a agilidade que conta na entrega, é também o valor do frete. Muitos clientes acabam decidindo onde comprar pelo frete. Conheça 5 tendências para o varejo em 2022 E aqui, a história da HD Lubrificantes cai como uma luva. Além da parceria com o olist store, Fernando recentemente também escolheu ser parceiro do olist pax – serviço de logística do olist. Isso significa que além dos contratos com valores diferenciados com Correios e transportadoras, ele também ganhou o serviço de coleta de produtos. Agilidade, eficiência, confiabilidade e frete competitivo. Essa é a fórmula da logística nas compras pela internet e é a mesma que a HD Lubrificantes está usando.
+Correios ou transportadoras: qual é a melhor opção?
Case HD Lubrificantes mostra que é possível vender na internet mesmo sendo uma loja tradicional
Resumindo, Fernando Hasz, com 50 anos de idade, 27 anos à frente da HD e nunca tendo vendido pela internet, pôde ver suas vendas expandirem nesse canal e chegar em até 10 vezes mais em um ano. Isso tudo vendendo óleo e materiais relacionados ao mundo automotivo. Essa história mostra que vender na internet é não só o futuro, mas a realidade de inúmeros negócios por aí. O que falta para o seu negócio vender online e começar a faturar muito mais👉 Conte com o olist nessa jornada. Temos soluções integradas para vendas em marketplaces, plataforma de e-commerce, sistema de gestão empresarial, logística e muito mais. Se tiver interesse, acesse o site do olist para saber mais e criar a sua conta hoje mesmo. Conheça mais sobre a história de Fernando e da HD Lubrificantes