Este artigo busca contar uma breve história de negócio. Esta história foi inspirada em você.... Na verdade, é a história da sua marca (leia-se fábrica, loja, ateliê, varejo, etc) que se aventurou em determinado momento a vender online. Você, assim como muitas outras pequenas e médias empresas no Brasil nasceu com um bom produto, um design bacana, um preço competitivo. Para começar a vender seus produtos, você procurou canais mais próximos (talvez uma feira, um evento, uma loja na sua região) e notou que após grande esforço de vendas, o resultado não foi dos melhores. Talvez a sazonalidade atrapalhou. Talvez os canais mais próximos não eram os mais adequados. Talvez você tenha realmente muito talento para criação, produção, confecção, etc. Talvez você simplesmente não seja a/o melhor vendedor(a).
Mas sem vendas, como seguir em frente?
Bem, você empreendeu um negócio e não desistiu no primeiro desafio. Se a feira ou o canal local não foram as melhores opções, talvez fizesse sentido pensar em outros caminhos. Pesquisando na internet e conversando com alguns amigos, você se lembrou que já havia vendido alguma coisa na comunidade online mais tradicional do Brasil, o Mercado Livre (comunidade online aqui pode ser entendido como marketplace online). Na verdade, você pensou exatamente isto: "se eu vendi o video-game antigo do meu filho, porque não utilizar este canal para vender meus produtos e promover meu negócio?".
Antes de começar a utilizar o Mercado Livre, você até pode ter tentado uma breve experiência com seu próprio e-commerce e percebeu que a única diferença de ter um canal online e um canal físico é que antes você tinha que trazer clientes pessoalmente e agora você tinha que trazer visitantes online (na verdade... os dois negócios são muito parecidos).
Voltando a nossa história...vender no Mercado Livre é o caminho inicial de muitas marcas, varejistas e fábricas no Brasil. Este foi o seu caminho. Você possui uma boa variedade de produtos, cerca de 200 itens diferentes (que ainda variam em cores e tamanhos). Você pegou seus 200 produtos, tirou cerca de 600 fotos (3 poses por produto) e começou a cadastrá-los no site do Mercado Livre. Após cerca de 10 dias de trabalho puxado, você terminou seus cadastros (afinal, você precisou continuar produzindo e criando neste meio tempo) e seu negócio está pronto para dar seu primeiro passo no mundo online.
Após publicar seus produtos, você começou a receber seus primeiros pedidos de clientes, assim como comentários, mensagens, solicitações de troca e devoluções. Até então, nada de diferente do que você já estava esperando. Até que você notou que talvez o Mercado Livre fosse um canal interessante, mas você precisava de um canal mais adequado ao perfil da sua marca.
Foi ai que você conheceu a Solidarium, um marketplace que trabalha com os melhores produtos feitos a mão no Brasil. Seu ímpeto empreendedor não descansa e você segue em busca de mais vendas e pedidos. O que você faz?
Pega suas 600 fotos, 200 produtos e os cadastra um a um na Solidarium. Após 1 semana de trabalho (desta vez você já tinha as fotos), você finaliza e começa a vender na Solidarium. Passa a receber seus primeiros pedidos, mensagens, comentários, solicitações de troca e devoluções. Lembre-se que você não cancelou o Mercado Livre, afinal era um canal que gerava vendas diariamente. Agora, você possui 2 plataformas distintas enviando informações de formas diferentes para o seu email diariamente.
O que aconteceria se você quisesse vender em outra plataforma como Ebay, Etsy ou qualquer outro marketplace, por exemplo?
Bom, você já deve ter percebido. Para cada nova plataforma adicionada, você adiciona um volume considerável de trabalho, atenção e foco do seu precioso tempo que antes estava dedicado a criar e pensar em novas tendências. Agora, suas tarefas rotineiras começaram a atrapalhar o crescimento do negócio pois ou você cria, ou você gerencia uma, duas, três, "n" plataformas.
Pra piorar, você tenta adicionar um software de gestão (chamado de ERP), que simplesmente não se conecta a todos os seus canais de vendas. Lá se vai mais uma parte do seu tempo livre para configurar, customizar e manter este novo sistema funcionando.
Você acha que não pode ser pior? O que você faz com seu estoque nisto tudo? Você cadastra o mesmo estoque para cada plataforma e perde o controle a cada nova venda (afinal são 200 produtos) ou você dedica alguns produtos para alguns canais e perde potencial de vendas em todos eles? Sua vida se tornou um caos e seu negócio precisa se organizar.
Como nada segura um empreendedor determinado, você ouviu que existe a possibilidade de começar a vender seus produtos diretamente para canais como B2W (Submarino, Americanas, Shoptime), Walmart, Cnova (Extra, Casas Bahia, Ponto Frio) e muitos outros canais fechados. A única questão é que quando você foi atrás de mais informações, notou que precisaria reunir 20 certidões negativas, construir uma plataforma de e-commerce para eles se conectarem, fechar um acordo com os Correios (e gastar no mínimo R$3.000 / mês de cota mínima) e passar a gerenciar mais estas plataformas. Aqui, você pensou em desistir.
Se você se identificou com a história até aqui, continue lendo, pois acho que temos uma possível solução para seu bem mais precioso: seu tempo.
Foi ouvindo e participando de histórias como a sua que criamos o Olist. Nós cansamos de ver empresas e marcas promissoras deixando seu potencial de crescimento e expansão de lado para focar e tarefas cotidianas que além de tomar tempo excessivo, penalizam o futuro do seu negócio.
Começamos a nos perguntar no porque não seria possível criar uma única plataforma onde você gerenciaria seus produtos, pedidos, canais de vendas, mensagens, pagamentos, clientes e muito mais. Bem, assim como você, nós também temos um quê empreendedor e decidimos seguir este rumo. O Olist te dá mais tempo pra pensar no futuro do seu negócio, na sua nova coleção. Você cadastra seus produtos apenas 1 vez no Olist. Nós nos encarregamos de replicar seus cadastros de produtos automaticamente para todos os outros canais de vendas selecionados por você. Se você possui 200 produtos na Solidarium, nós importamos todos automaticamente e, em menos, de 5 minutos.
Ao começar a receber pedidos de múltiplos canais de vendas, nós consolidamos suas vendas, pagamentos, mensagens, comentários, solicitações de trocas e devoluções. Agora, uma única plataforma te dá o que 4 ou 5 ferramentas diferentes te dariam. Você passa a economizar até 40% de tempo em tarefas rotineiras.
Lembra daquele seu desejo de vender para os maiores varejistas do Brasil (Submarino, Americanas, Shoptime, Walmart, Extra, etc)? Com o Olist você não apenas começa a vender para todos eles, como também faz isto de forma rápida... muito rápida. Já imaginou vender para o Submarino em poucos dias (em alguns casos em até poucas horas)? Pois bem, com o Olist tudo isto é viável.
Para facilitar ainda mais a sua vida, o Olist disponibiliza um acordo comercial com os Correios e a cada nova venda, basta você cadastrar sua Nota Fiscal eletrônica e nós fornecemos (sem qualquer custo) uma Etiqueta de Envio Pré-Paga (PLP). Basta você imprimir tal etiqueta, colar na caixa e deixar em qualquer agência dos Correios, sem gastar nem R$1,00 com o envio. Tudo integrado. Tudo simples como deveria ser. Inclusive, o código de rastreio já foi inserido em seu pedido automaticamente, sem nem você saber.
Faça seu cadastro e comece a vender com o Olist nos maiores varejistas do Brasil agora mesmo.
- gestão do negóciogestão do negócio
conteúdos exclusivos focados na gestão da sua empresa
VEJA MAIS
- marketplacesmarketplaces
conteúdos exclusivos sobre como vender em marketplaces
VEJA MAIS
- e-commercee-commerce
conteúdos exclusivos sobre como criar e escalar sua loja virtual
VEJA MAIS
- insightsinsights
conteúdos com as principais tendências e oportunidades do mercado
- conheça a Olist
um ecossistema de soluções
28 de julho de 2020
0
por redação olist
Vender online: do jeito tradicional ou com o Olist?
tags
loading comments...
o que mais é legal você ler
Receba os conteúdos em primeira mão
+ de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.