Indicadores de rentabilidade: conheça os 4 principais para acompanhar!

indicadores de rentabilidade

Está procurando por maneiras de reduzir os custos, mas ainda não tem certeza de quais são os melhores investimentos a serem feitos? Temos uma boa notícia! Existem inúmeras maneiras de medir os seus resultados, e os indicadores de rentabilidade são os mais eficientes.

A alta concorrência no mercado faz com que as empresas não possam se acomodar, especialmente quem lida diretamente com o consumidor, como uma loja virtual. Portanto, é preciso saber explorar adequadamente os benefícios e recursos que a tecnologia oferece e, assim, conseguir aplicar ações e estratégias mais precisas para o seu negócio.

A partir da análise de indicadores de rentabilidade, o empreendedor consegue saber se determinado planejamento funcionou ou não, assim como passa a ter a possibilidade de prever as vendas para os próximos meses com maior precisão.

Se você tem interesse em entender um pouco mais sobre a importância dessas métricas e como elas podem ser úteis para o sucesso a longo prazo do seu e-commerce, continue a leitura e confira!


Rentabilidade e lucratividade são a mesma coisa?


Parte fundamental do trabalho de gestão financeira é acompanhar o desempenho da sua loja virtual de perto e, assim, entender a viabilidade do negócio. Alguns indicadores são utilizados entre os profissionais para fazer essa avaliação com maior precisão. Nesse contexto, é importante entender as diferenças entre rentabilidade e lucratividade.

Por mais que os dois sejam maneiras utilizadas para avaliar se uma empresa está conseguindo bons resultados ou não, eles têm algumas peculiaridades. A lucratividade é voltada para descobrir se o seu e-commerce tem a capacidade de cobrir os gastos e despesas necessários e, ainda assim, conseguir gerar lucro ao final de um determinado período.

Enquanto isso, a rentabilidade tem um foco muito maior no que é obtido em retorno com cada um dos investimentos feitos. Dessa forma, fica mais fácil compreender quais são as estratégias que estão funcionando, aquelas que precisam ser reformuladas e as melhores ações a serem tomadas para conseguir ampliar os resultados conquistados.

Um negócio com uma alta taxa de rentabilidade, mas que registre números inferiores no quesito lucratividade pode acabar tornando-se inviável no longo prazo. Afinal, ele está conseguindo recuperar o investimento feito, porém, os retornos financeiros não são suficientes.

Quais são os 4 indicadores de rentabilidade no e-commerce?


Além de todos os benefícios de acompanhar os indicadores de rentabilidade, outra vantagem é a possibilidade de monitorar as métricas mais adequadas para a sua loja virtual. Afinal, o que funciona para uma empresa pode não ter o mesmo efeito para outra, certo? Por isso, confira 4 exemplos de indicadores em que você deve ficar de olho!

1. CAC


Talvez o principal indicador de rentabilidade de uma loja virtual seja o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). Na prática, ele representa o quanto foi necessário investir para conseguir cada um dos consumidores do seu e-commerce. Ou seja, quantos recursos foram utilizados em todo o processo de atração e nutrição até o fechamento de uma transação?

A partir dessa resposta, torna-se possível entender se as suas ações estão sendo eficientes ou não. Será que você tem conseguido aproveitar as redes sociais de forma eficiente para atrair mais clientes? Chega-se ao CAC por meio da divisão de todos os investimentos feitos para conquistar consumidores pelo número de clientes, de fato adquiridos.

2. Churn rate


Apesar de muitos gestores terem medo de olhar e avaliar os números da churn rate, esse indicador é essencial para identificar os verdadeiros efeitos das suas ações e estratégias. Na tradução livre para o português, o termo significa taxa de cancelamento ou abandono e diz respeito a quem aqueles já comprou na sua loja virtual e não voltou mais. Ou seja, aponta quantos clientes você está perdendo em relação à sua base.

Para calcular isso, defina um período a ser avaliado e faça a divisão daqueles consumidores que deixaram de comprar no seu e-commerce pelo total da sua base no início do tempo analisado. Quanto menor esse valor, mais bem-feito está sendo o trabalho na sua loja virtual.

3. Payback


Qualquer negócio exige um investimento inicial. Sendo assim, é preciso definir um tempo necessário para que você recupere os recursos aplicados inicialmente. O payback analisa o valor do investimento e o tipo de negócio para saber quando a sua loja virtual vai começar a resultar em um lucro real ao longo do tempo, quitando o que foi investido.

4. LTV


Por mais que outras métricas, como o ticket médio, sejam eficientes para avaliar o valor do seu cliente, a melhor forma de conseguir essa resposta é a partir do LTV (Lifetime Value). Em resumo, representa o lucro líquido obtido a partir de cada consumidor. Analisando o valor gasto em média no seu e-commerce e o tempo de permanência dos clientes, você consegue defini-lo com precisão.

Qual é a importância de acompanhar esses indicadores?


Para garantir que o seu e-commerce sempre esteja em alta e que os investimentos feitos gerem de fato algum tipo de retorno, é fundamental acompanhar os indicadores de rentabilidade. A partir deles, você pode tomar decisões mais precisas em relação ao futuro da sua loja virtual, reduzindo custos e impactando o consumidor de maneira mais contundente.

Além disso, monitorar essas métricas é a forma mais segura de entender se, a longo prazo, a sua empresa vai conseguir se sustentar. Assim, fica mais fácil planejar investimentos e até mesmo se proteger de eventuais crises ou surpresas negativas. Em um cenário de alta competitividade, como o das lojas virtuais, saber o que pode ser feito para melhorar é sempre a melhor estratégia.

Agora que você já entende o que são os indicadores de rentabilidade, quais são os principais e a importância deles para a sua loja virtual, não deixe de conferir mais sobre o assunto. Assista a este webinar e saiba como conquistar a rentabilidade vendendo em marketplaces!
    post anterior
    Aprenda a fazer testes A/B e conheça as vantagens para seu negócio virtual
    próximo post
    Endereços virtuais: Como usar para melhorar a experiência de compra
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.