
A Semana do Brasil geralmente acontece em setembro e foi criada em 2019 pelo governo federal para incentivar o comércio do país no período.
Datas comemorativas são extremamente relevantes para o varejo porque estimulam o público a comprar mais. Não à toa, há datas importantes em praticamente todos os meses do calendário brasileiro. Uma das exceções é setembro, e foi pensando nisso que o governo federal criou a Semana do Brasil.
Criada em 2019, a data costuma ser comemorada no mês de setembro. A expectativa é que ela se torne tão relevante para o país quanto a Black Friday é para os Estados Unidos, por exemplo.
Preparamos este post para explicar tudo sobre a Semana do Brasil 2022. Descubra qual é o objetivo da data e que ações o governo está tomando para torná-la conhecida!
O que é a Semana do Brasil e quando ela deve acontecer?
Muito tem se falado sobre a Semana do Brasil, criada pelo governo brasileiro em 2019. O objetivo da iniciativa é estimular o consumo de produtos brasileiros, incentivar o turismo interno e aquecer a economia no terceiro trimestre. Em 2020, a campanha foi realizada entre 3 e 13 de setembro, e a ideia é que ela se torne uma das datas mais relevantes do varejo.
Setembro foi escolhido para “sediar” a Semana do Brasil por dois fatores principais. O primeiro deles é a proximidade com o Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. Já o segundo motivo é o fato de o mês ser relativamente fraco para o varejo. Historicamente, o interesse de compra costuma diminuir nesse período. Por isso, uma nova data comercial pode representar um crescimento significativo no volume de compras.
Quais ações o governo irá fazer para estimular a adesão à Semana do Brasil?
Algumas ações relacionadas à Semana do Brasil já estão sendo organizadas. Representantes do governo, de empresas e de associações do varejo, turismo e comércio se reuniram em São Paulo para discutir a data. Entre as iniciativas propostas estão descontos, produtos temáticos, redução de impostos, campanhas publicitárias e até ambientação de espaços físicos e online.
Para fortalecer o turismo interno, o governo também tem incentivado empresas aéreas e do setor de hotelaria a oferecerem descontos em passagens e hospedagem. Além disso, os Correios irão lançar um selo comemorativo da Semana do Brasil, que deve ser incluída no calendário nacional.
O lançamento da Semana do Brasil aconteceu em 2019 e, no ano anterior, teve um prazo curto para a preparação de lojistas. A primeira edição teve um papel experimental – a ideia agora é fortalecê-la e consolidá-la no mercado.
A criação da Semana do Brasil foi proposta pela Secom, mas foi articulada pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo. Vale ressaltar que enquanto o governo federal apoiará a realização e divulgação da data, as entidades privadas ficarão responsáveis por criar e colocar em prática ações promocionais.
A Semana do Brasil vai afetar a Black Friday?
Não. A Semana do Brasil NÃO pretende substituir a Black Friday, mas sim fortalecer ainda mais a economia no segundo semestre. Assim como outras datas relevantes do mercado, ela será uma excelente oportunidade tanto para lojistas quanto para consumidores.
Com a iniciativa, o governo quer aquecer a economia nacional por meio de uma data que tenha a “cara” do Brasil. No entanto, isso não tira a relevância da Black Friday, que nos próximos anos provavelmente continuará sendo a data mais importante do e-commerce.
Aproveite para baixar o Calendário do E-commerce e descubra quais são as datas mais relevantes para o varejo online!
Gostaria de convidá-los a escrever um artigo no site da Semana do Brasil. Fico aguardando o contato de vocês.