Diversos mitos rondam os reviews no e-commerce. Há quem acredite que ninguém lê avaliações online, mas as estatísticas indicam o contrário. A pesquisa Local Consumer Review Survey 2022, realizada pela BrightLocal, aponta que 89% dos consumidores acreditam mais em reviews online do que em recomendações pessoais.
O levantamento analisou uma amostra de consumidores dos Estados Unidos. Esse dado mostra que, por si só, como essa prática de incluir review no e-commerce é primordial para o setor.
O review no e-commerce funciona como uma avaliação do cliente acerca de determinado produto ou serviço. Ele retrata a experiência dos consumidores e é uma rica fonte de informações.
Ao contrário do que muita gente pensa, essa ferramenta traz inúmeros benefícios à marca, como o aumento na taxa de conversão. Mas é preciso ficar atento: se não for acompanhada com atenção, pode espantar o público e, assim, prejudicar a empresa.
Pensando nisso, preparamos um post especial para os lojistas que querem entender melhor o que o review no e-commerce representa para as marcas e como ele pode contribuir para que as lojas virtuais possam vender mais e melhor online. Saiba mais a seguir!
Reviews no e-commerce aumentam as oportunidades de venda
A pesquisa da Horizon Research Publishing, desmente isso. Mais de 57% dos participantes afirmam terem escrito pelo menos um review online; das avaliações:
- 77% eram positivas
- 10% negativas
- 12% neutras.
O canal de vídeo , por exemplo, avalia artigos eletrônicos e relacionados à tecnologia e já conta com mais de 650 mil inscritos. Também existem páginas de reviews e feedbacks de clientes sobre maquiagem, jogos de videogame, entre muitas outras.
Os benefícios dos feedbacks de clientes para o seu negócio
A lista de benefícios que isso oferece é grande e abrange diversos aspectos. O primeiro deles é a valorização da experiência do comprador.
Os comentários também são uma importante fonte de informações. Eles servem de feedback de clientes e auxiliam o lojista a identificar pontos fortes e fracos do produto e da empresa, no caso de atraso na entrega, por exemplo.
Mesmo os reviews ruins são importantes. Uma pesquisa da Reevoo afirma que 68% do público acredita mais nas avaliações que contêm pontos positivos e negativos do que naquelas que só trazem elogios. Por isso, não censure a opinião dos clientes.
Além de tudo o que já foi dito, os reviews ajudam o site do lojista a ficar melhor ranqueado no Google e melhor posicionado nos marketplaces.
Leia também: Posicionamento de anúncios nos marketplaces: como chegar ao topo?
Você também pode usar os reviews do e-commerce como “propaganda” para sua empresa. Ao divulgar comentários sobre o seu produto, outras pessoas sentem-se estimuladas a fazer o mesmo. Além de publicar as avaliações em redes sociais e sites, algumas companhias levam os reviews online para o mundo físico, com adesivos e banners, por exemplo.
Como conseguir mais reviews para seu e-commerce
- Ofereça um serviço completo e de qualidade. Mais do que adquirir um produto de qualidade, o cliente quer ter uma experiência prazerosa. Por isso, capriche no atendimento, que também deve ser focado no pós-venda para fidelizar clientes.
- Não censure comentários. Além de desestimular a participação do público, isso pega mal para a empresa – manter a confiança entre as duas partes é imprescindível. Críticas negativas não são agradáveis, mas fazem parte do cotidiano dos lojistas. Então, esteja aberto a elas.
- Divulgue reviews para atrair novas avaliações. Isso demonstra sua preocupação com o feedback dos clientes e estimula a colaboração de outras pessoas. Uma dica de como agradecer clientes e incentivá-los a participar é colocar uma mensagem na embalagem do produto, convidando o cliente a fazer um comentário e compartilhá-lo com os conhecidos. Você também pode fazer isso via e-mail.
- Envie produtos para canais especializados em reviews no Youtube, Instagram e outras redes sociais. Como explicamos anteriormente, tem se popularizado o trabalho de “avaliadores” de produtos e serviços. Essa é uma boa forma de você divulgar sua loja virtual e alcançar novos públicos.
- Apresente as mudanças originadas por reviews. Vamos imaginar o seguinte: um lojista que vende camisetas em um e-commerce recebe reclamações relacionadas à qualidade do tecido. Depois de passar a usar malhas de melhor qualidade, ele pode divulgar isso para mostrar que a satisfação do cliente é sempre prioridade.
Como agradecer clientes e lidar com os feedbacks?
Quando o assunto é review online, a palavra-chave é gentileza. Nunca seja agressivo ao conversar com os clientes. Isso será fatal para sua empresa: além de perder clientes, sua marca ficará com má fama e, dependendo da situação, você poderá ser punido legalmente.
Com relação às críticas negativas, justifique seu trabalho, mas ofereça suporte e, em caso de problema com a mercadoria, demonstre que se trata de uma situação isolada.
Uma maneira interessante de trabalhar com esses feedbacks é produzir conteúdos relacionados aos questionamentos e críticas que você recebeu.
Junto a isso, algumas ferramentas podem ajudar você a analisar a veracidade dos comentários, como o Reviewr e o Trustvox.
Reviews dão credibilidade à sua marca e cativam o público
Não tenha medo dos reviews ruins. Toda empresa está sujeita a erros e deve saber lidar com eles. Ao invés de desmotivarem o lojista, as críticas devem ajudá-lo a aperfeiçoar seu trabalho. Pensando nisso, não censure os comentários – isso quebra a relação de confiança entre empresa e cliente. Ao contrário, sempre busque formas de como agradecer o feedback do cliente.
Uma coisa é certa: os benefícios das avaliações são muito maiores do que os prejuízos. Porém, é preciso ter atenção ao “administrar” os comentários do público. Ser respeitoso, gentil e prestativo é muito importante para garantir a satisfação do consumidor e aprender como agradecer os clientes por cada comentário.
Se você precisa disso, é hora de conhecer o Tiny que contribui para:
- Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe, NFSe e NFCe)
- Cálculo automático dos impostos
- Integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce
- Importação de notas de entrada (XML do fornecedor ou direto do SEFAZ)
- Cadastro de produtos simples, kits, variações e sob encomenda
- Controle de estoque e gestão das vendas
- Gestão da separação e checkout de produtos
- Integrações para expedição com mais de 12 operadores logísticos
- Controle de contas a pagar, recebíveis e tarifas de gateways
- Controle de fluxo de caixa e demonstrativo de resultados (DRE)
Acesse o site e conheça mais sobre nossas soluções. Se precisar, temos um chat com um agente de suporte ao cliente que vai te ajudar.
Gostou deste material? Então aproveite para ler nosso post sobre devolução e arrependimento de compra no e-commerce.