Review no e-commerce: como aproveitar o recurso e aumentar as vendas?


post image

Diversos mitos rondam os reviews no e-commerce. Há quem acredite que ninguém lê avaliações online, mas as estatísticas indicam o contrário. A pesquisa Local Consumer Review Survey 2022, realizada pela BrightLocal, aponta que 89% dos consumidores acreditam mais em reviews online do que em recomendações pessoais. 


O levantamento analisou uma amostra de consumidores dos Estados Unidos. Esse dado mostra que, por si só, como essa prática de incluir review no e-commerce é primordial para o setor.


O review no e-commerce funciona como uma avaliação do cliente acerca de determinado produto ou serviço. Ele retrata a experiência dos consumidores e é uma rica fonte de informações. 


Ao contrário do que muita gente pensa, essa ferramenta traz inúmeros benefícios à marca, como o aumento na taxa de conversão. Mas é preciso ficar atento: se não for acompanhada com atenção, pode espantar o público e, assim, prejudicar a empresa.


Pensando nisso, preparamos um post especial para os lojistas que querem entender melhor o que o review no e-commerce representa para as marcas e como ele pode contribuir para que as lojas virtuais possam vender mais e melhor online. Saiba mais a seguir!



Reviews no e-commerce aumentam as oportunidades de venda


Muitas vezes o review é negligenciado pelos lojistas devido à crença em mitos irreais. Entre as lendas que circulam pela internet está a de que só escreve review quem está descontente. 

A pesquisa da Horizon Research Publishing, desmente isso. Mais de 57% dos participantes afirmam terem escrito pelo menos um review online; das avaliações:


  • 77% eram positivas
  • 10% negativas
  • 12% neutras. 

Além disso, apenas 11,54% do público deixa de fazer uma compra após ler uma crítica ruim.

O review no e-commerce é um ativo tão importante que estimula a criação de negócios baseados nele. 

Existem até mesmo pessoas que se especializam em examinar produtos de determinados segmentos. 

Muitos canais do Youtube e perfis do Instagram ganham fama fazendo análises de mercadorias e marcas. 

O canal de vídeo , por exemplo, avalia artigos eletrônicos e relacionados à tecnologia e já conta com mais de 650 mil inscritos. Também existem páginas de reviews e feedbacks de clientes sobre maquiagem, jogos de videogame, entre muitas outras.


Os benefícios dos feedbacks de clientes para o seu negócio


Acompanhar e estimular comentários e avaliações dos produtos é fundamental para os lojistas que almejam ganhar visibilidade e fazer sucesso nos e-commerces. 

A lista de benefícios que isso oferece é grande e abrange diversos aspectos. O primeiro deles é a valorização da experiência do comprador


Ao responder os reviews, você esclarece as dúvidas dos clientes e demonstra que a opinião deles importa, sim.

Os comentários também são uma importante fonte de informações. Eles servem de feedback de clientes e auxiliam o lojista a identificar pontos fortes e fracos do produto e da empresa, no caso de atraso na entrega, por exemplo. 


A partir disso, fica mais fácil definir mudanças – nas características dos produtos, preço, formas de envio, etc. – e estratégias para melhorar a aceitação da marca.

Mesmo os reviews ruins são importantes. Uma pesquisa da Reevoo afirma que 68% do público acredita mais nas avaliações que contêm pontos positivos e negativos do que naquelas que só trazem elogios. Por isso, não censure a opinião dos clientes.


Além de tudo o que já foi dito, os reviews ajudam o site do lojista a ficar melhor ranqueado no Google e melhor posicionado nos marketplaces


O conteúdo produzido pelo usuário é levado em consideração pelos buscadores. Em relação às lojas online, quanto melhor avaliado você for, mais alta será sua reputação – ela amplia a visibilidade dos anúncios, favorecendo a venda.

Leia também: Posicionamento de anúncios nos marketplaces: como chegar ao topo?



Você também pode usar os reviews do e-commerce como “propaganda” para sua empresa. Ao divulgar comentários sobre o seu produto, outras pessoas sentem-se estimuladas a fazer o mesmo. Além de publicar as avaliações em redes sociais e sites, algumas companhias levam os reviews online para o mundo físico, com adesivos e banners, por exemplo.


Como conseguir mais reviews para seu e-commerce


A seguir, você confere o passo a passo de como conquistar mais (e bons) reviews no e-commerce:

  • Ofereça um serviço completo e de qualidade. Mais do que adquirir um produto de qualidade, o cliente quer ter uma experiência prazerosa. Por isso, capriche no atendimento, que também deve ser focado no pós-venda para fidelizar clientes.
  • Não censure comentários. Além de desestimular a participação do público, isso pega mal para a empresa – manter a confiança entre as duas partes é imprescindível. Críticas negativas não são agradáveis, mas fazem parte do cotidiano dos lojistas. Então, esteja aberto a elas.
  • Divulgue reviews para atrair novas avaliações. Isso demonstra sua preocupação com o feedback dos clientes e estimula a colaboração de outras pessoas. Uma dica de como agradecer clientes e incentivá-los a participar é colocar uma mensagem na embalagem do produto, convidando o cliente a fazer um comentário e compartilhá-lo com os conhecidos. Você também pode fazer isso via e-mail.
  • Envie produtos para canais especializados em reviews no Youtube, Instagram e outras redes sociais. Como explicamos anteriormente, tem se popularizado o trabalho de “avaliadores” de produtos e serviços. Essa é uma boa forma de você divulgar sua loja virtual e alcançar novos públicos.
  • Apresente as mudanças originadas por reviews. Vamos imaginar o seguinte: um lojista que vende camisetas em um e-commerce recebe reclamações relacionadas à qualidade do tecido. Depois de passar a usar malhas de melhor qualidade, ele pode divulgar isso para mostrar que a satisfação do cliente é sempre prioridade.

Como agradecer clientes e lidar com os feedbacks?


Quando o assunto é review online, a palavra-chave é gentileza. Nunca seja agressivo ao conversar com os clientes. Isso será fatal para sua empresa: além de perder clientes, sua marca ficará com má fama e, dependendo da situação, você poderá ser punido legalmente.


Também responda a todos os comentários e procure auxiliar o usuário da melhor forma possível. 

Com relação às críticas negativas, justifique seu trabalho, mas ofereça suporte e, em caso de problema com a mercadoria, demonstre que se trata de uma situação isolada.


Uma maneira interessante de trabalhar com esses feedbacks é produzir conteúdos relacionados aos questionamentos e críticas que você recebeu. 


Você pode fazer isso em um site ou blog. Escreva posts que esclareçam as dúvidas do público e valorizem o seu produto. Use as avaliações como fonte de inspiração para os textos.

Também recomendamos que você fique atento a reviews falsos. Uma forma eficaz de evitar mensagens fake é solicitar que o usuário faça login em alguma rede social. Outra possibilidade é permitir que o público faça uma curadoria, avaliando os comentários como úteis ou não. 

Junto a isso, algumas ferramentas podem ajudar você a analisar a veracidade dos comentários, como o Reviewr e o Trustvox.


Reviews dão credibilidade à sua marca e cativam o público


Os clientes amam compartilhar experiências, e os reviews no e-commerce são uma forma de eles fazerem isso. Os comentários funcionam como termômetro que indica o desempenho da sua empresa. Eles apontam pontos fortes e fracos do seu negócio e podem ajudar você a criar novas estratégias de vendas. Por isso, veja as avaliações como suas parceiras.

Não tenha medo dos reviews ruins. Toda empresa está sujeita a erros e deve saber lidar com eles. Ao invés de desmotivarem o lojista, as críticas devem ajudá-lo a aperfeiçoar seu trabalho. Pensando nisso, não censure os comentários – isso quebra a relação de confiança entre empresa e cliente. Ao contrário, sempre busque formas de como agradecer o feedback do cliente. 


Uma coisa é certa: os benefícios das avaliações são muito maiores do que os prejuízos. Porém, é preciso ter atenção ao “administrar” os comentários do público. Ser respeitoso, gentil e prestativo é muito importante para garantir a satisfação do consumidor e aprender como agradecer os clientes por cada comentário.


Passando por todos esses pontos, você conseguirá cativar ainda mais os clientes e beneficiar sua empresa com os reviews.

A gestão de um negócio online pode ser bastante complexa, principalmente, quando a empresa começa a crescer, por isso, contar com soluções especializadas vai contribuir com a alavancagem das suas vendas ao mesmo tempo que garante uma gestão eficiente do negócio. 

Se você precisa disso, é hora de conhecer o Tiny que contribui para:


  • Emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe, NFSe e NFCe)
  • Cálculo automático dos impostos
  • Integração com os principais marketplaces e plataformas de e-commerce
  • Importação de notas de entrada (XML do fornecedor ou direto do SEFAZ)
  • Cadastro de produtos simples, kits, variações e sob encomenda
  • Controle de estoque e gestão das vendas
  • Gestão da separação e checkout de produtos
  • Integrações para expedição com mais de 12 operadores logísticos
  • Controle de contas a pagar, recebíveis e tarifas de gateways
  • Controle de fluxo de caixa e demonstrativo de resultados (DRE)

Acesse o site e conheça mais sobre nossas soluções. Se precisar, temos um chat com  um agente de suporte ao cliente que vai te ajudar.


Gostou deste material? Então aproveite para ler nosso post sobre devolução e arrependimento de compra no e-commerce.


    post anterior
    Lista COMPLETA: 45 empresas de transporte e logística que podem ajudar seu e-commerce
    próximo post
    Como calcular comissão de vendas? Conheça os principais tipos de comissionamento e veja como aplicar na sua empresa!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.