Uma pequena cidade do interior, com uma economia baseada na indústria têxtil e centenas de concorrentes concentrados. O cenário parece desafiador para alguém que deseja investir nas vendas online. Mas, graças à ajuda do Olist, a Mercado Bordado conseguiu.
Apostando no potencial dos marketplaces, a empresa superou mais de 300 concorrentes e viu suas vendas dispararem em apenas 6 meses. Os detalhes dessa história de sucesso foram revelados pelo dono do empreendimento, Renan Pires, e nós compartilhamos o resultado agora:
Origens do negócio
A cidade de Ibitinga está localizada no interior paulista, há pouco mais de 300 quilômetros de distância de São Paulo. O município é considerado a Capital Nacional do Bordado, com diversas indústrias têxteis instaladas.
De acordo com Pires, isso representa uma oportunidade e um desafio ao mesmo tempo. Como há uma ampla oferta de produtos, o preço para compra é competitivo. Por outro lado, a disputa de mercado se torna mais intensa.
“Existem mais de 300 indústrias e 50 e-commerces na cidade. Em virtude da concorrência muitas empresas investiram no comércio eletrônico. Eu preferi ir além, entrando nos marketplaces”, comenta. Embora já conhecesse o Olist, ele decidiu iniciar as vendas por meio de uma loja própria no Mercado Livre. Isso foi em agosto de 2015.
Imersão nos marketplaces e parceria com Olist
Quase um ano depois de iniciar a operação de vendas online, Pires percebeu que era necessário ampliar o faturamento e conquistar mais vendas. Ele decidiu que era hora de anunciar nas grandes redes varejistas e então se lembrou do Olist. Inspirado por outro case de sucesso aqui do blog, o da Arteminas, ele contratou o serviço em junho de 2016.
A partir daí o negócio registrou uma escalada nas vendas. Logo no terceiro mês de vendas pelo Olist a quantidade de pedidos recebidos dobrou. Foram mais de 700 vendas em um único mês, com impacto direto no faturamento da empresa. O portfólio de produtos também cresceu: hoje são mais de 3 mil itens cadastrados!
Pires avalia que todo esse crescimento só foi possível graças à parceria com o Olist. “A facilidade começou já na negociação, que foi bem menos burocrática do que um contrato direto. O acompanhamento da gerente de contas também foi muito importante para as primeiras vendas”, revela.
O empresário salienta que os resultados exigiram paciência e comprometimento. “Li boa parte dos materiais disponíveis no blog e na Central de Sucesso antes de começar a agir. É importante fazer um cadastro de produto bem-feito e ser eficiente na operação, pois assim todos os lojistas saem ganhando”, recomenda.
Visão de futuro
O desempenho positivo da Mercado Bordado no Olist faz com que Pires preveja resultados ainda melhores para 2017. Ele pretende firmar uma parceria com novos fornecedores e chegar a 5 mil produtos cadastrados neste ano.
Para ele, o foco no cliente é outro ponto positivo. Lojistas do Olist que registram um índice elevado de cancelamentos ou atrasos no envio têm sido bloqueados até regularizar a operação. “Essa prática e o envio da carta ao consumidor solicitando feedback da compra resultam em mais avaliações positivas, beneficiando as vendas”, argumenta.
Conclusão: as lições que a Mercado Bordado ensina
Histórias como a da Mercado Bordado provam que é possível obter um salto nas vendas utilizando o Olist como porta de entrada para os marketplaces.
Mas, para que os resultados apareçam, é fundamental a disposição dos lojistas, aponta Pires. “Vejo muita gente reclamando de questões como o prazo de publicação dos produtos e repasses financeiros. Cabe ao lojista entender como o Olist funciona e como é possível lidar com essas questões”, destaca.
Outras virtudes da empresa e de seu gestor também fizeram toda a diferença. Listamos as principais:
- Pesquisa e estudo: antes de executar cada ação, o gestor da Mercado Bordado estudou cuidadosamente o mercado e as recomendações de quem já vende em marketplaces. Isso o poupou de cometer erros básicos e de enfrentar problemas comuns para quem está começando.
- Foco no consumidor: o lojista entendeu que um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso do negócio. Ele sabe que é preciso respeitar os prazos operacionais e não cometer atrasos, pois isso evita o bloqueio da loja ao mesmo tempo em que gera mais avalições positivas dos consumidores.
- Evolução constante: mesmo com um bom desempenho em vendas, Pires faz planos para o futuro e já identificou pontos de melhoria na sua loja. Assim ele sempre vai estar um passo à frente da concorrência.
- Análise criteriosa de custos: mesmo enfrentando concorrentes informais, o lojista entendeu a importância de pagar todos os tributos, oferecer uma boa embalagem e vender produtos de qualidade. Ele conta que vendendo pelo Olist é possível obter margens de lucro maiores, que cobrem todas essas despesas e também a comissão da plataforma.
Ficha técnica
Empresa: Mercado Bordado
Entrevistado: Renan Pires (proprietário)
Está no Olist desde: junho de 2016
Quer fazer igual a Mercado Bordado? Então comece agora mesmo, acesse nosso site, siga os passos e comece a crescer suas vendas online.
Quero vender calçados femininos
Para trabalhar cpm vcs, preciso ter cnpj?
Olá Rita! Sim, você precisa ter uma empresa formalizada, com emissão de nota fiscal eletrônica. Essas são exigências dos próprios marketplaces. Abs!
Boa tarde!
Queria vender meus calçados na plataforma de vocês, gostaria de uma ajuda, de como proceder, desde o início.
Qual o valor que é cobrado, para eu anunciar?
Obrigada
Glenda
Oi, Glenda! Ainda não estamos aceitando as categorias de roupas e calçados. Informações sobre valores cobrados e dúvidas mais comuns você encontra nesta página do site do Olist. Abraço!
Vocês aceitam quem vende semijóias? Sou MEI.
Oi, Nirley! O Olist aceita sim produtos da categoria semijoias. Em relação a ser MEI, não tem problema desde que você emita Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Abraço!
Boa tarde
A fernanda da olist entrou em contato comigo por email . Mas ainda nao me retornou os meus email. Peço o retorno pois estamos interessado em vender pela olist.
Aguardo contato
Oi, Webert! Logo mais um dos nossos consultores entrará em contato com você. Abraço!
Quero montar uma loja de bolsas acessórios e utilidades.Como faço pra entrar em contato com distribuidor
Olá, Andreia! Temos um post especial sobre revenda de bolsas, com uma lista de empresas de que vendem por atacado. O lista para o texto é este aqui.
Qual é o pagamento que farei para a Plataforma de vocês?