Identificar a potencialidade dos produtos disponíveis no estoque da empresa ajuda nas decisões que a gestão deve tomar para melhorar o desempenho comercial do negócio — a curva ABC é um sistema de análise eficiente nesse propósito.
Saber o que é a curva ABC é essencial para que a aplicação seja adequada e para que os dados extraídos representem a realidade da empresa.
Neste post, além de conhecer o conceito, você saberá porque deve usar a curva ABC para mensurar os resultados da sua empresa, de que forma o relatório pode ajudar no controle e quais são os seus benefícios.
O que é Curva ABC?
Funcionamento da curva
A curva não é difícil de compreender, se utilizados os dados corretos para gerar as informações que devem compor o relatório. Ela funciona exatamente de forma evolutiva para mostrar o impacto de clientes e produtos em sua operação.
Curva A
Uma quantidade reduzida de clientes ou produtos é a grande responsável por uma fatia robusta de faturamento, ou seja, 20% corresponde a 80% do faturamento — são os que exigem maior atenção da gestão do estoque.
Curva B
Nessa categoria 30% dos clientes ou produtos correspondem a 15% do total do faturamento, com nível médio de importância.
Curva C
Composta pelos últimos 5% do acumulado e 50% dos itens. Embora tenham um percentual elevado quantitativo, representam pouco das receitas da empresa e por isso estão no nível mais baixo de atenção.
Curva ABC no Tiny ERP
O Leonardo, integrante do time da Tiny, falou sobre a Curva ABC em um Class no Tiny Day. Confira:
Como utilizar a Curva ABC no Tiny
Primeiramente, você precisa instalar a extensão Curva ABC, que é gratuita para qualquer plano. Feito isso, acesse Menu → Vendas → Relatórios → Curva ABC.
Você vai poder optar por diversos filtros que auxiliam nas análises, como:
- Período de análise;
- Escolher quais situações de pedidos serão consideradas;
- Se quer, ou não, exibir um gráfico;
- Se o relatório será baseado nos pedidos de venda ou notas fiscais.
Após escolher os filtros para análise, os resultados serão expostos em colunas.
Na primeira coluna, os clientes serão listados e ordenados pela colocação na curva. A segunda coluna mostra o valor vendido a este cliente.
A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este cliente representa, individualmente, no total faturado. A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos clientes.
Em classificação, o Tiny identifica se este cliente pertence a curva A, B ou C.
Veja um exemplo abaixo:
Assim como na curva ABC de clientes, você pode optar por diversos filtros para análise, como:
- Período de análise;
- Escolher quais situações de pedidos serão consideradas;
- Se será acumulado por valor ou quantidade vendida;
- Poderá ser escolhida uma categoria de produtos;
- Escolher se será agrupado, ou não, pelo produto pai;
- Se quer, ou não, exibir um gráfico;
- Se o relatório será baseado nos pedidos de venda ou notas fiscais.
Escolha todos os filtros e clique em Gerar. As colunas serão diferentes, pois a análise é sobre os produtos.
Na primeira coluna, os produtos são listados e ordenados pela colocação na curva. Na segunda coluna, é informada a quantidade vendida e na terceira, qual foi o valor vendido do produto.
A informação da coluna “% Individual” traz o quanto este produto representa, individualmente, no total faturado. A coluna “% Acumulado” totaliza o somatório das representatividades de cada um dos produtos.
E por fim, a classificação deste produto, se ele será listado como A, B ou C na curva.
Veja o exemplo abaixo:
Benefícios da Curva ABC para as empresas
Quando se tem a oportunidade de gerir o estoque e acompanhar as vendas por medições precisas de acordo com o realizado, os benefícios logo se tornam evidentes e presentes nos contextos mais importantes da empresa. Acompanhe.
Com a ciência dos itens de maior, médio e menor impacto nas vendas, as compras serão planejadas conforme o ciclo de saídas, considerando a demanda, o que faz reduzir os gastos com as compras desnecessárias e aumentar a lucratividade.
Se a empresa conhece mais a fundo o comportamento de compras do consumidor e entende suas necessidades, as chances de concretizar as vendas podem aumentar.
Se o seu estoque é enxuto e se baseia no consumo geral dos clientes, dificilmente haverá desperdício, uma vez que, com a ajuda da curva ABC será mais fácil reduzir os excessos e qualquer tipo de risco dentro da empresa — um controle maior do consumo para atender cada vez melhor às expectativas do cliente.
Conclusão
O relatório é uma potente base de análise do cenário de compras e estoque para ajudar a empresa a destinar os recursos à aquisição de itens que tenham boa saída.
A adoção de uma ferramenta como a curva ABC é um passo importante que dará suporte à tomada de decisão sobre os processos que envolverem as compras e o entendimento sobre o comportamento do consumidor para oferecer exatamente o que ele procura e precisa.
Gostou do relatório? Ele pode ser útil par a sua empresa? Então, acesse as extensões do Tiny e instale gratuitamente, em qualquer plano.