A mudança no comportamento dos consumidores, cada vez mais exigentes, faz com que as empresas busquem alternativas para melhorar a experiência em cada compra realizada pelos clientes.
A organização e otimização do tempo no backoffice são fundamentais para que esta experiência seja positiva. O processamento inadequado dos pedidos pode tornar a operação lenta e com possíveis falhas, acarretando na insatisfação do comprador.
Administrar o backoffice do e-commerce requer grande atenção aos detalhes, e o OMS é uma automação que facilita o processo de gestão para fluxos maiores de pedidos, para empresas que vendem em diferentes marketplaces ou e-commerces.
O que é OMS?
O OMS (Order Management System) é um orquestrador de pedidos que busca automaticamente as vendas realizadas em múltiplos canais e as importa para o Tiny ERP. Assim, o usuário não precisa realizar nenhuma ação para visualizar as vendas no sistema.
A funcionalidade está disponível para os planos Essencial e Grande, e tem como objetivos:
Aumentar a eficiência da operação
O fato do usuário não precisar realizar nenhuma ação para importar os pedidos para o Tiny gera economia de tempo. No e-commerce, a otimização no tempo para realizar tarefas faz com que os pedidos sejam enviados de forma mais rápida aos compradores, auxiliando na reputação de sua loja e reduzindo a quebra de estoque.
Facilitar o gerenciamento dos pedidos
Todos os pedidos são importados para o mesmo local, facilitando todos os processos que vêm a seguir, como emissão de notas fiscais, atualização de estoques e separação dos produtos para envio. Para empresas com alto volume de vendas, o gerenciamento eficiente faz toda a diferença.
Atualizar a situação dos pedidos do e-commerce
O OMS do Tiny busca os pedidos realizados nos canais de venda configurados na conta e importa automaticamente para os pedidos de venda. Esta busca é realizada a cada 15, 30, 60 ou 120 minutos, conforme a configuração em sua conta. A opção de receber a cada 15 minutos está disponível apenas para o plano Grande.
Conforme a alteração do status na loja virtual, os pedidos são atualizados no Tiny para que seja possível dar sequência no processo de faturamento.
Exemplo:
A empresa recebe um pedido com a situação "Aguardando pagamento" no Tiny. Quando o cliente realizar o pagamento e a situação alterar para "Pedido aprovado" na plataforma, esta nova situação é refletida no Tiny.
Reservar os estoques
Para quem utiliza o OMS, é recomendado o uso da extensão "Reserva de estoques" do Tiny, para que toda a automação faça sentido. Ela deixa os produtos que foram vendidos reservados, antes mesmo da aprovação do pagamento dos pedidos.
Essa funcionalidade é utilizada principalmente por empresas que trabalham com pouco volume de estoques, reservando as quantidades dos produtos vendidos e evitando a quebra de estoque.
Esta reserva de estoques evita que produtos que ainda não foram retirados do estoque fiquem disponíveis para venda. Assim, quando um pedido é automaticamente recebido no Tiny através do OMS, a reserva de estoques para estes pedidos é realizada, mesmo sem saída efetiva no estoque. Isso quer dizer que o Tiny atualiza os estoques disponíveis nos canais, mantendo as quantidades sincronizadas.
Exemplo:
Uma empresa possui 10 camisetas em estoque.
2 unidades são vendidas, e o OMS importa estes pedidos para o Tiny, ainda com situação aguardando pagamento.
A empresa com 8 unidades ainda disponíveis para venda.
O Tiny atualiza todos os canais, para que a empresa não venda mais de 8 unidades.
Caso um pedido for cancelado, a reserva também é cancelada e as novas quantidades de estoque são enviadas para os canais de venda.
Veja em um exemplo prático como funciona:
Para começar a utilizar o OMS, acesse Menu → Início → Extensões do Tiny → OMS e instale a extensão.
Em seguida, para configurar o OMS, acesse Menu → Configurações → Aba E-commerce e clique em Sincronização automática. Caso fique com dúvidas, acesse a ajuda do Tiny ou acione nosso time de suporte.
Plataformas integradas ao OMS
Se sua empresa utiliza uma ou mais plataformas que se encontram na lista abaixo, poderá utilizar o recurso OMS para receber os pedidos de forma automática no Tiny.
- Amazon
- AnyMarket
- Carrefour
- Loja Integrada
- MadeiraMadeira
- Magalu Marketplace
- Magento
- Mercado Livre
- NuvemShop
- Olist
- OpenCart
- Prestashop
- Plugg.To
- GenComm
- GenHub
- SkyHub
- Shopify
- Tray (REST)
- Tray Corp
- Via Varejo
- Vtex
- Xtech
- WooCommerce
O Bruno faz parte do time de Onboarding da Tiny, e explica como funciona o OMS na prática. Confira e coloque em prática no seu negócio.