Um elemento fundamental para aumentar as vendas na Internet é priorizar como atrair de novos clientes para o e-commerce. Isso evita que seu comércio fique dependente de um grupo restrito de consumidores, ao mesmo tempo em que viabiliza um aumento na escala do negócio, permitindo a diluição de custos fixos.
Essa é uma das missões mais difíceis para o lojista, já que não há uma regra clara a ser seguida. Apostar em um site de e-commerce com bom layout e na venda de produtos com boa qualidade nem sempre costuma ser o suficiente para conquistar novos clientes. Como agravante, nem todas as empresas possuem recursos para fazer investimentos em publicidade e ampliar a exposição da marca.
Mesmo com essas dificuldades, existem algumas boas práticas que podem fazer a diferença nesse processo de atração dos consumidores. Entre as principais ações estão a aposta no marketing de conteúdo, a análise da jornada do cliente, a otimização do seu site nos buscadores (SEO) e a possibilidade de se investir em promoções físicas. Vamos detalhar cada uma dessas práticas abaixo:
1- Monitore a jornada do cliente
A jornada do cliente permite que você conheça com precisão o comportamento do consumidor desde o primeiro acesso ao site até a conclusão da compra. Por meio dela é possível identificar como o público-alvo percebe sua marca frente as concorrentes e como os usuários chegam até a sua loja. Quanto mais dados você tiver sobre essas ações, mais fácil será encontrar e oferecer conteúdos relacionados aos interesses do potencial cliente, induzindo-o a efetivar a compra.
Com algumas ferramentas de acompanhamento da jornada é possível entender o que os usuários fazem ao acessar seu site, como palavras-chave digitadas em buscas, links da página que receberam clicks e dúvidas enfrentadas por eles antes de finalizar a compra. Esse monitoramento pode fornecer insights sobre quais práticas podem ser adotadas ou melhoradas para conquistar mais clientes.
2- Aposte na publicidade segmentada
Depois de entender o comportamento do usuário por meio da jornada de compra, é possível investir em uma publicidade direcionada a nichos específicos de potenciais consumidores. O melhor método para fazer isso é criar campanhas de links patrocinados, fazendo ofertas segmentadas.
Nesta etapa um bom timing é fundamental. Um erro comum das empresas é oferecer um produto quando o lead ainda está fazendo uma pesquisa genérica. Por exemplo, o usuário faz uma busca por “melhor celular de 2016” e a palavra-chave “celular” ativa seu anúncio “compre seu celular aqui”, que não gera conversão. Neste caso teria sido melhor oferecer um comparativo sobre os principais aparelhos, por exemplo. Disponibilizando o conteúdo adequado no momento ideal sua marca pode despertar o interesse dos clientes, favorecendo a efetivação da compra.
3- Invista em marketing de conteúdo
A principal vantagem em conhecer a jornada do cliente e investir em links patrocinados é criar um relacionamento com seu potencial consumidor desde o primeiro contato com a marca até a compra. A melhor maneira de fazer isso é oferecer informações de qualidade, apostando no marketing de conteúdo.
Oferecer materiais ricos, como e-books, planilhas e infográficos sobre determinado assunto fazem o cliente reconhecer sua marca como autoridade naquela área. Obtendo os e-mails dos usuários também é possível apostar no e-mail marketing, o que ajuda a estabelecer um relacionamento que facilita a conversão.
Se essa estratégia for bem planejada, o marketing de conteúdo também dará mais relevância para o seu site e melhorará seu desempenho na busca orgânica. Com estratégias simples de SEO pode-se ampliar ainda mais a visibilidade da marca nos buscadores.
4- Desperte a atenção visual para a loja
Se além da venda em e-commerce você também possui loja física, vale investir em ações que despertem a atenção visual das pessoas que estão próximas ao ponto de venda. Um dos métodos mais fáceis de se fazer isso é utilizar banners, placas ou letreiros que destaquem o que a sua loja vende.
Práticas semelhantes podem ser adotadas tanto na loja física quanto na virtual. Uma das ações mais eficientes é criar vitrines ou listas com os produtos mais procurados ou as últimas novidades que estão à venda. Outra possibilidade é oferecer amostras grátis de produtos para clientes ou influenciadores. Isso ajuda a despertar a curiosidade e o interesse do público pela marca.
5- Estabeleça parcerias com outras empresas
Um método simples e ágil de ampliar a visibilidade da sua marca é firmar parcerias com empresas de outros segmentos que atendem um público semelhante ao do seu negócio. Essa prática é conhecida como co-marketing e acaba sendo benéfica para todas as marcas envolvidas. Na prática, é como se a loja em que o cliente já confia indicasse outra empresa que ele ainda não conhece ou que ainda não lhe atraiu.
Isso pode ser feito por meio de postagens nos blogs dessas empresas, a elaboração de e-books produzidos de forma conjunta, o envio de campanhas de e-mail marketing para as bases de contato das duas empresas e até mesmo a oferta de promoções direcionadas aos dois públicos.
6 – Use pop up de recuperação de visitantes
Talvez seja possível fazer interações com o consumidor nos momentos mais decisivos do processo de compra, como por exemplo, quando ele está se preparando para deixar a loja virtual.
É possível utilizar recursos estratégicos e “evitar” que o visitante deixe de conhecer todas as possibilidades que seu negócio pode oferecer, com mensagens de ofertas ou convites de cadastro em pop up, auxiliando a inibir sua partida.
Vale a pena considerar o uso dessa estratégia para chamar a atenção do visitante e criar abordagens mais imediatas. Muitos visitantes passam despercebidos pelas informações, e os pop ups são um alerta que pode ser efetivo.
7 – Colete e-mails para entrar em contato
Quando o visitante chega a um site, ele pode ter sido motivado por uma busca, uma indicação ou uma propaganda. Esses são passos tradicionais para o começo de um relacionamento, que inicia com um potencial cliente (lead) e se transforma em um cliente ativo.
Esse processo requer nutrição, para que o lead aumente o interesse e o desejo de interagir com a empresa mais profundamente. Colete endereços de e-mails para o envio de mensagens de ações promocionais e conteúdos relevantes.
Mesmo com outras ferramentas, o e-mail ainda é um dos bons canais de conexão com os visitantes e clientes, capaz de despertar o desejo de retornar à loja para se inteirar das novidades.
8. Ofereça promoções
Estude as preferências e as necessidades do seu público alvo e disponibilize facilidades e possíveis condições especiais, como descontos e frete grátis.
É possível que as promoções da sua loja sejam exatamente o que o consumidor está buscando. Entendendo o que os clientes buscam, será mais fácil disponibilizar os produtos e as promoções certas no site.
9 – Disponibilize múltiplos meios de pagamento
Oferecer diversos meios de pagamento é uma boa estratégia para quem deseja vender para variados públicos. Disponibilizar mais de uma opção para o consumidor pagar suas compras pode aumentar consideravelmente as vendas.
Seja por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou transferências, é importante que o visitante tenha acesso a essa informação tão logo chegue à página e que se sinta seguro quanto ao uso e à inserção de dados pessoais — ter e apresentar o certificado de segurança no site é fundamental para passar essa credibilidade.
Buscar mais clientes é o caminho para aumentar as vendas na internet
Toda loja possui uma carteira cativa de clientes, mas nem sempre ela é capaz de garantir a viabilidade do negócio no longo prazo. Isso faz com que o lojista tenha obrigação de atrair constantemente novos consumidores, de modo a garantir a manutenção e o crescimento do comércio. Com a adoção algumas práticas simples é possível conquistar mais mercados e ampliar as vendas na internet e nas lojas físicas.
Lembre-se de que todas as ações implementadas em um negócio podem levar tempo para se consolidar e que é primordial acompanhar de perto as evoluções do comportamento do cliente. Atração, interesse do público, geração e nutrição de leads são importantes para auxiliar na decisão de compras.
Ainda tem dúvidas sobre como atrair clientes? Apresente seus questionamentos nos comentários. E não deixe de conferir outras dicas sobre como não perder vendas?
Dicas muito boas, mas você não acredita que definir muito bem a sua persona também é um ponto importante e que precisa ter atenção.
Oi, Tati! Com certeza 🙂 A definição da persona é uma etapa muito importante para que a atração de novos clientes seja assertiva. Bom ponto! Obrigada pelo comentário.