A concorrência entre lojas virtuais é acirrada, o que obriga o desenvolvimento de ações estratégicas para atrair mais clientes e aumentar as vendas do e-commerce.
Há um crescimento notável desse modelo de negócio, e quem não buscar alternativas para oferecer mais do que produtos e serviços de qualidade, perderá eficiência e espaço no mercado, além de sofrer consequente redução no volume do faturamento.
O objetivo deste post é ajudar você a aumentar as vendas do seu e-commerce e entender a importância de investir constantemente em ações para vencer os concorrentes. Trouxemos 5 estratégias que você pode implementar no seu negócio e, assim, alcançar bons resultados.
Por que buscar o aumento de vendas?
Em um relatório anual, a Nuvemshop apresentou importantes informações sobre os resultados do comércio eletrônico em 2019.
De acordo com o Statista, a receita total (soma dos países onde o comércio eletrônico está presente) chegou a US$ 3,53 trilhões em 2019 — 17% a mais que o ano anterior. A expectativa é de que, até 2022, tal faturamento alcance US$ 6,54 trilhões!
Nuvemshop
E para quem deseja expandir os negócios, o e-commerce é uma ótima oportunidade. Os consumidores, no geral, estão em busca de empresas que conseguem fornecer um bom preço, sem perda de qualidade ou bom atendimento.
Para qualquer empreendedor, o sucesso não se baseia apenas nas vendas, porém o aumento do faturamento pode significar maior lucratividade da empresa, tornando possível fazer mais investimentos para alavancar o negócio.
6 estratégias para aumentar as vendas do e-commerce?
Sabemos que tanto o mercado quanto a economia são oscilantes, e quem ficar parado pode correr o risco de perder espaço, por isso, existem estratégias, como as que relacionamos a seguir.
1. Use pop up de recuperação de visitantes
Talvez seja possível fazer interações com o consumidor nos momentos mais decisivos do processo de compra, como por exemplo, quando ele está se preparando para deixar a loja virtual.
É possível utilizar recursos estratégicos e “evitar” que o visitante deixe de conhecer todas as possibilidades que seu negócio pode oferecer, com mensagens de ofertas ou convites de cadastro em pop up, auxiliando a inibir sua partida.
Vale a pena considerar o uso dessa estratégia para chamar a atenção do visitante e criar abordagens mais imediatas. Muitos visitantes passam despercebidos pelas informações, e os pop ups são um alerta que pode ser efetivo.
2. Colete e-mails para entrar em contato
Quando o visitante chega a um site, ele pode ter sido motivado por uma busca, uma indicação ou uma propaganda. Esses são passos tradicionais para o começo de um relacionamento, que inicia com um potencial cliente (lead) e se transforma em um cliente ativo.
Esse processo requer nutrição, para que o lead aumente o interesse e o desejo de interagir com a empresa mais profundamente. Colete endereços de e-mails para o envio de mensagens de ações promocionais e conteúdos relevantes.
Mesmo com outras ferramentas, o e-mail ainda é um dos bons canais de conexão com os visitantes e clientes, capaz de despertar o desejo de retornar à loja para se inteirar das novidades.
3. Ofereça promoções
Estude as preferências e as necessidades do seu público alvo e disponibilize facilidades e possíveis condições especiais, como descontos e frete grátis.
É possível que as promoções da sua loja sejam exatamente o que o consumidor está buscando. Entendendo o que os clientes buscam, será mais fácil disponibilizar os produtos e as promoções certas no site.
4. Disponibilize múltiplos meios de pagamento
Oferecer diversos meios de pagamento é uma boa estratégia para quem deseja vender para variados públicos. Disponibilizar mais de uma opção para o consumidor pagar suas compras pode aumentar consideravelmente as vendas.
Seja por meio do cartão de crédito, boleto bancário ou transferências, é importante que o visitante tenha acesso a essa informação tão logo chegue à página e que se sinta seguro quanto ao uso e à inserção de dados pessoais — ter e apresentar o certificado de segurança no site é fundamental para passar essa credibilidade.
5. Invista em boas ferramentas tecnológicas
Opte por parceiros que entendem bem o universo online e que ofereçam soluções e suporte em todas as áreas. Contar com um sistema integrado também é uma opção viável, pois agiliza e otimiza processos, além de manter as informações centralizadas em um mesmo ambiente.
As informações são preciosas para que empreendedores e gestores tenham embasamento na tomada de decisões. Coletar dados, gerar informações em tempo real e produzir relatórios são estratégias inteligentes para estimular o bom desenvolvimento do negócio.
Além disso, criar um site interativo e dinâmico pode proporcionar ao cliente uma melhor experiência em sua jornada de compra e potencializar o retorno para futuras compras.
6. Invista em campanhas de marketing
O marketing digital está em alta e é uma forma de impulsionar a marca e engajar mais os clientes por meio de um conteúdo relevante e de campanhas efetivas. Identifique o público-alvo, defina a persona e crie campanhas direcionadas, com a comunicação adequada.
E claro, utilize as redes sociais e os demais canais de comunicação da empresa para divulgar as ações e atrair mais clientes.
Conclusão
Colocar essas estratégias em prática pode tornar os resultados mais efetivos. O aumento das vendas não acontece de um dia para o outro. O conjunto de ações, que objetiva oferecer uma experiência diferenciada ao cliente, potencializa o crescimento do faturamento.
Lembre-se de que todas as ações implementadas em um negócio podem levar tempo para se consolidar e que é primordial acompanhar de perto as evoluções do comportamento do cliente. Atração, interesse do público, geração e nutrição de leads são importantes para auxiliar na decisão de compras.
Gostou do post? Para saber ainda mais sobre as vendas do e-commerce e como otimizá-las com um sistema adequado que facilite o registro de vendas, leia sobre as 5 vantagens de automatizar os pagamentos do seu e-commerce.