Você sabe o que é gamificação? Veja como pode ajudar sua loja virtual

Você sabe o que é gamificação? Veja como pode ajudar sua loja virtualAs empresas de comércio eletrônico, independentemente do tamanho, enfrentam certos desafios. Carrinhos abandonados, baixa lealdade do cliente, concorrência desigual e períodos de queda de vendas são alguns deles. A gamificação é um método diferente (e muitas vezes esquecido) de solucionar os obstáculos no fluxo de compra.

No processo, elementos de jogos são incorporados em diversas situações para motivar e envolver clientes. A seguir, será explicado em detalhes o que é gamificação. Acompanhe estas recomendações para aplicar na loja virtual!


Afinal, o que é gamificação?


Gamificação é o processo de usar um senso de recompensa e conquista para incentivar alguém a tomar uma ação desejada. O conceito (extraído dos jogos eletrônicos) pode ser usado em aplicativos, treinamentos, ações de marketing e também no comércio eletrônico.

Apesar do termo moderno, não pense que essa é uma prática nova. Na verdade, antes de a civilização industrial ser estabelecida, os profissionais de marketing já experimentavam maneiras de inspirar lealdade nos clientes.

O primeiro caso conhecido na história aconteceu em 1896, na empresa S&H Green Stamps. Eles vendiam selos a varejistas, que os usavam para recompensar clientes fiéis.

Mais de 100 anos depois, as marcas ainda estão procurando métodos para reforçar positivamente o comportamento de compra e o engajamento. A técnica tem sido um dos esforços recentes de marketing para produzir esses resultados.

O termo ganhou amplo uso em 2010, em um sentido mais específico, referindo-se ao uso de recompensas de jogos. A técnica chamou atenção dos capitalistas de risco, e alguns deles consideraram a gamificação uma das áreas mais promissoras da década.

Em 2014, 9 em cada 10 negócios relataram que os esforços de gamificação foram bem-sucedidos. Já em 2018, a indústria da gamificação teve o valor previsto de mercado em US$ 5,5 bilhões.

Quais são as vantagens da gamificação?


O princípio básico por trás do conceito é melhorar a experiência de compra e, com isso, fidelizar os clientes. É claro que o método não se adapta a todos os mercados, mas, para o público correto, traz grandes benefícios:

  • Engajamento — A gamificação permite que o usuário se divirta, incentivando o engajamento social.

  • Retenção de clientes — Por meio de campanhas que incentivam os usuários a comprar e a ganhar outros prêmios.

  • Marketing de influência — Quando a dinâmica é bem-sucedida, ela pode influenciar o comportamento do usuário, envolvendo o público e reforçando os valores entre marca e consumidor.

  • Marketing viral — Aplicativos, sites e outras plataformas gamificadas tendem a aumentar a participação por meio do boca a boca. Os resultados podem até ser virais se a dinâmica do jogo for divertida, estimulante e inovadora.

  • Coleta de dados — As plataformas de gamificação podem coletar informações relevantes sobre o público-alvo, incluindo desejos e necessidades.


A gamificação é uma estratégia vencedora de marketing digital, pois aproveita as motivações e os desejos do ser humano, como participar de uma comunidade, obter gratificação instantânea, conquistar algo raro e ter status.

Como a gamificação pode ser aplicada?


Com o sucesso da prática, várias empresas criaram plataformas de gamificação, e os profissionais de marketing começaram a empregar elementos de jogos. De fato, o conceito está mais presente no mercado do que você imagina.

Alguma vez você já ganhou milhas aéreas, cashback em aplicativos, pontos no cartão de crédito ou cupons em lojas virtuais👉 Se sim, você já participou da gamificação. Basicamente, ela adiciona um elemento na oferta — aumentando a percepção de valor do produto/serviço. Veja alguns formatos:

  • Conquistas

  • Desafios e missões

  • Classificações

  • Respostas em tempo real

  • Moedas ou itens virtuais

  • Avatares, entre outros


Além de oferecer programas básicos de recompensas, é possível integrar a psicologia, os princípios e a mecânica dos jogos em todo o seu conteúdo, incluindo estratégias de vendas e marketing.

A prática é composta de 3 partes: Desafio, Instrução e Recompensa. Em um setor baseado em transações, essas 3 partes devem ter sucesso para que a gamificação funcione com um comprador online.

Primeiro, o desafio deve incentivar o cliente em potencial a interagir e a buscar a recompensa. Depois, as instruções devem explicar, de maneira simples e clara, o porquê da participação e como fazer isso. O prêmio pode variar de descontos a produtos gratuitos.

Se executadas com sucesso, essas táticas são bastante benéficas aos varejistas de comércio eletrônico. Na sequência, veja outros exemplos práticos.

Gincanas


Crie competições para procurar determinadas imagens no site ou nas redes sociais. Essa caça ao tesouro online é uma ótima maneira de fazer com que os compradores visualizem várias páginas do site, além de atrair novos seguidores.

Indicações


Ofereça descontos/comissões a quem indicar ou vender os itens que a loja comercializa. A Amazon, por exemplo, oferece um link de afiliados a quem quiser divulgar os itens e receber comissões. Já o jornal The Hustle presenteou (com um smartwatch) a pessoa que mais trouxe inscritos para a newsletter.

Pontos por compras


Esse é bastante comum. A cada compra, o usuário adquire pontos e faz a troca deles por benefícios, seja um desconto no produto/frete, seja o acesso a uma promoção exclusiva. O marketplace Mercado Livre usa esse método no programa Mercado Pontos.

Classificação


Os seres humanos são competitivos por natureza. As tabelas ou páginas de classificação incentivam as pessoas a realizar ações e a ganhar notoriedade como influenciadores.

Os usuários podem receber títulos ou emblemas que classificam as realizações deles. Isso fornece um objetivo constante que mantém os participantes engajados. Essa tática pode ser usada para incentivar avaliações de produtos ou vender itens limitados.

Qual é o futuro da gamificação?


A gamificação se tornou popular para empresas, marcas e consumidores. Quando bem aplicada, ela produz resultados indiscutíveis em engajamento e conversões. Uma prova disso é a adoção massiva do conceito em diversos segmentos.

A tendência é de que a prática continue muito forte nos próximos anos — praticamente sendo um recurso padrão de design e experiência do usuário (UX). Agora que você já sabe o que é gamificação, use a experiência participativa para incentivar interações e aumentar a performance da loja virtual!

Você já implantou alguma forma de gamificação no e-commerce? Se sim, quais foram os resultados? Responda aqui nos comentários!

    seus produtos em destaque nos maiores marketplaces é só com olist store!

    venda online com o olist store



    post anterior
    O que é nicho de mercado? Qual sua importância e como escolher o do seu negócio?
    próximo post
    O que é posicionamento de marca? Entenda como implementar essa estratégia!
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.