Newsletter: manual completo para começar a investir nessa estratégia

post imageA estratégia de marketing digital do seu negócio pode ir muito além das redes sociais. Blogs, materiais ricos, vídeos e e-mail marketing são alternativas interessantes e podem trazer bons resultados. Dentro do e-mail marketing se destacam as newsletters, que são e-mails enviados de forma recorrente para uma base de contatos.

Neste artigo, você saberá mais sobre a newsletter, entenderá a sua importância para a comunicação e verá o passo a passo para criar um e-mail eficiente. Boa leitura!


O que é uma newsletter e como funciona essa estratégia?


Como dito, newsletter é um e-mail enviado recorrentemente por uma empresa para a base de contatos dela. O conteúdo enviado é informativo, compartilhando informações e links que sejam do interesse do público e que se relacionem de alguma forma com o negócio.

Geralmente, a newsletter inclui novidades, respostas para possíveis dúvidas dos clientes e links para publicações recentes ou de destaque no blog. Raramente, esse tipo de mensagem contém algum tipo de oferta — essa é a principal diferença entre uma newsletter e um e-mail promocional, criado para promover produtos e vendê-los.

O principal objetivo da newsletter é levar informações aos contatos e criar ou manter um relacionamento entre eles e a empresa. Isso ajuda a melhorar as taxas de engajamento do público e a criar percepções positivas sobre a marca.

Por que vale a pena investir em newsletter?


Enviar newsletters recorrentes pode trazer diversos benefícios à empresa, como atrair clientes e melhorar o relacionamento com eles. Confira algumas das principais vantagens de adotar essa prática!

Relacionamento com o cliente


A newsletter é uma forma de ter uma relação mais próxima com o público. Isso acontece porque você consegue enviar conteúdos ricos e segmentados aos contatos, de modo que eles recebam mensagens apenas com informações sobre as áreas de interesse deles.

Possibilidade de segmentação


Essa é uma das principais vantagens das newsletters. As ferramentas de envio de e-mail marketing permitem que os contatos sejam segmentados por área de interesse ou estágio no funil de vendas. Assim, você pode criar conteúdos personalizados para cada público.

Se você tem uma loja de materiais esportivos, por exemplo, pode dividir a sua base de e-mails por esporte e enviar mensagens diferentes a cada um desses segmentos. Assim, fica muito mais fácil criar um bom conteúdo para o seu e-commerce!

Educação do mercado


As newsletters também podem ajudar a preparar o público para conhecer melhor o seu negócio e entender a necessidade de adquirir os produtos que você comercializa. Quanto mais uma pessoa entende sobre um assunto, mais ela valoriza as compras relacionadas ao tema.

Ainda seguindo o exemplo da loja de artigos esportivos, uma newsletter com informações e dados sobre os benefícios da prática de exercícios físicos e a importância de utilizar equipamentos adequados pode conscientizar o público e fazê-lo valorizar ainda mais os seus produtos.

Como fazer envios de newsletter para a sua base de dados?


Apesar de a newsletter ser um e-mail simples, é preciso tomar alguns cuidados e seguir um passo a passo para que tudo saia conforme esperado. O primeiro ponto é a definição de objetivos — aumento de acessos no site, por exemplo.

Também é importante estabelecer a frequência de envio. Cuidado para não mandar mensagens demais, pois isso pode ser incômodo. Ao mesmo tempo, evite passar um período longo sem entrar em contato com a sua base para que a marca não seja esquecida.

Algumas newsletters são tão bem recebidas pelo público que se tornam referência e são esperadas pelos destinatários. The Brief, Nubank e Really Good E-mails são alguns exemplos de conteúdos que conseguiram se destacar por serem planejados com cuidado e trazerem informações interessantes e com linguagem adequada.

Confira o passo a passo para criar uma newsletter eficiente!

Crie uma lista de e-mails


Uma das grandes vantagens da newsletter é que as pessoas que a recebem estão interessadas naquele conteúdo e geralmente se inscreveram para recebê-lo. Coloque um botão no site para que os visitantes possam fazer a assinatura da newsletter e invista ainda em outros formulários para coletar informações adicionais, como áreas de interesse.

Faça campanhas consistentes


Os e-mails enviados precisam ter ligação com a área de atuação da sua empresa e a expectativa do público em relação ao conteúdo. Ou seja, se você tem um blog sobre esportes, deve manter a consistência e enviar mensagens com informações que ajudem as pessoas a manter uma vida saudável e a praticar exercícios de maneira eficiente. Seguindo essa linha, as campanhas serão sempre consistentes.

Os conteúdos de uma newsletter podem ter diversos formatos. O mais comum é o texto, mas também é possível usar vídeos no e-mail marketing, assim como infográficos, imagens e até áudios, caso isso se encaixe na estratégia.

Use ferramentas de automatização


Existem diversas opções de ferramentas de automação no mercado. A utilização delas traz credibilidade e garante boa taxa de entrega da sua newsletter. Esse tipo de comunicação tem regras específicas, e o não cumprimento delas pode prejudicar a performance do e-mail. Ou seja, ele pode ser marcado como spam ou nem chegar na caixa de entrada dos seus assinantes.

Aposte em títulos atrativos


Um dos grandes erros do e-mail marketing é o envio de mensagens com títulos muito grandes ou pouco atrativos. O assunto do e-mail é o primeiro contato com o destinatário — e pode ser o único, caso ele opte por não abrir a mensagem. Para evitar que isso aconteça, crie títulos objetivos e curtos. É importante que a pessoa perceba que tipo de conteúdo encontrará dentro do e-mail ao ler apenas uma frase.

Como a newsletter pode ajudar a minha empresa?


A newsletter é um conteúdo de destaque dentro de uma estratégia de e-mail marketing e traz diversas vantagens para uma empresa, como melhoria do relacionamento com o público, aumento de visitantes no site e possibilidade de educar o mercado e se tornar referência na área.

Quando enviada com frequência adequada e criada com conteúdo interessante para o público, ela é uma poderosa alternativa para fazer a sua marca ser lembrada pelos clientes na hora da compra.

Agora que você já conhece a importância de uma newsletter e tudo o que ela pode fazer pelo seu negócio, assine a newsletter da Olist e receba conteúdos sobre o universo do e-commerce diretamente na sua caixa de entrada!

    post anterior
    As razões para o crescimento do mercado de Pet Shop e tendências para 2022
    próximo post
    Números e tendências do setor de Alimentos e Bebidas que você não pode ignorar em 2023
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.