Uma marcenaria que deu origem a uma loja de sucesso nos marketplaces. Em um primeiro momento essa história pode parecer irreal, mas O Grande Bazar prova o contrário.
Graças à ajuda do Olist, o negócio passou por uma profunda transformação até conquistar o sucesso nas vendas em grandes redes varejistas. E tudo isso aconteceu em menos de um ano.
Em mais um post da série Histórias Inspiradoras do nosso blog, compartilhamos a história de Sture Cesar Neves e Silva, proprietário do negócio.
Origem: fabricação de móveis na capital federal
O primeiro contato de Sture com as vendas online ocorreu de maneira despretensiosa. Morador de Brasília (DF), ele conta que a família possui uma marcenaria que atua no segmento de produção de móveis. “Com a madeira que sobrava após a fabricação dos móveis, comecei a produzir e vender nichos como forma de obter uma renda extra”, diz.
“No começo eu fazia as vendas sem muito comprometimento. Foi em 2015 que decidi me profissionalizar e tratar o negócio com seriedade”, revela. Ele fez alguns cursos para se aprofundar no assunto e criou uma loja no Mercado Livre. Neste mesmo curso ele ouviu falar sobre o Olist e resolveu buscar mais informações sobre a plataforma.
Contato com o Olist: facilidade e descomplicação
Assim que começou a pesquisar sobre o mundo das vendas em marketplaces, Sture percebeu que essa operação envolvia diversas variáveis. Isso fez com que escolha pelo Olist fosse inevitável. “Com o Olist foi mais fácil dominar o assunto, já que ele ofereceu uma simplificação tanto no aspecto logístico quanto no contrato com os canais”, revela.
Ele contratou o serviço em agosto de 2016. “Passei por um período de aprendizado até as vendas deslancharem, mas não desisti pois vi o potencial da plataforma”, comenta. Atualmente ele possui cerca de 200 produtos cadastrados na plataforma, com novos pedidos chegando todos os dias. O Olist já representa 40% do faturamento total com as vendas online.
O desempenho é tão favorável que ele já possui um funcionário 100% dedicado a gerenciar a operação de vendas via Olist, principalmente em tarefas como o cadastro de produtos. “Aos poucos vamos otimizando a operação e melhorando os resultados. Como a concorrência nos marketplaces não é tão acirrada, consigo uma margem maior, que torna o modelo viável”, aponta.
O bom resultado nas vendas do Olist também incentiva Sture a projetar metas ambiciosas para os próximos meses. Ele planeja maximizar a quantidade de produtos cadastrados, chegando a 3 mil itens ainda neste ano. A ideia é ampliar o portfólio incorporando novos itens e também montando kits de produtos, para reduzir a participação do frete no custo final.
Conclusão
Sture avalia que o sucesso nas vendas em marketplaces exige grande disposição por parte de quem está vendendo. “O Olist traz uma facilidade, mas o lojista também precisa se dedicar para que os resultados apareçam”, resume.
Além disso, há outras boas práticas que ele adota nas vendas online e que explicam o sucesso do negócio:
- Portfólio de produtos: embora tenha começado vendendo nichos de madeira, Sture ampliou o leque de produtos para conquistar mais vendas. Hoje ele também comercializa itens como cosméticos e ferramentas. Mas essa decisão só foi tomada depois que ele já conhecia a fundo o modelo de vendas e da operação.
- Operação eficiente: ao contratar um funcionário exclusivo para administrar as vendas pelo Olist, Sture ganhou autonomia para otimizar a operação da loja online. Hoje ele se concentra em monitorar o desempenho das vendas e gerenciar questões como o suporte ao cliente e o pós-venda.
- Troca de informações: o Olist é uma comunidade de lojistas e, por essa razão, a ajuda mútua é fundamental. Sture disse que já orientou muitas pessoas que queriam obter dicas e informações sobre a plataforma e a venda em marketplaces.
Ficha técnica:
Empresa: O Grande Bazar
Entrevistado: Sture Cesar Neves e Silva (proprietário)
Está no Olist desde: agosto de 2016
Quer repetir o sucesso do Grande Bazar? Então fale com nossos consultores e contrate o Olist agora mesmo! Você também tem uma história de sucesso para contar? Então envie um email para [email protected] e converse com a gente.