Ações promocionais: conheça o painel de campanhas do Olist e saiba como melhorar sua estratégia de preço

Participar de campanhas promocionais e manter preços competitivo são passos essenciais para seu crescimento nos marketplaces. Saiba mais!

OLIST_HEADER_BLOGSPOT_PAINEL_CAMPANHAS_1200X675_07MAR.png
Quem trabalha com vendas sabe: a precificação é a alma do negócio! A cada dia mais e mais o consumidor procura por produtos com bom custo-benefício e, em ambiente online, é fácil demais encontrar a melhor oferta. Como dizem, é só dar um Google e o preço ideal vai estar ali, a pouquíssimos cliques de distância. Por isso, neste artigo vamos falar sobre a importância de manter sua loja e seus produtos com preços competitivos e atraentes ao cliente e como vender na internet desta forma sem prejudicar o seu faturamento. Além disso, temos uma função em olist store que pode ajudar – e muito! – a manter suas vendas lá em cima! Continue a leitura.

Você já conhece o Painel de Campanhas para ações promocionais no Olist Store?

Que o olist store é a melhor solução para trabalhar com vendas online nos marketplaces você já sabe. Mas sabia que, além de controlar todo o seu estoque e vendas em mais de 15 marketplaces, ele te ajuda a oferecer as melhores soluções para seus clientes?  No painel de campanhas você encontra todas as oportunidades para turbinar as suas vendas! Basta você acessar a sua conta no dashboard do olist store, entrar no painel de promoções, conferir os preços sugeridos e estoque disponível para dar o seu aceite na ação promocional. Veja como funciona de forma simples:

  1. Selecionamos os seus itens líderes de venda
  2. Fazemos uma pesquisa e análise de concorrentes diretos e indiretos para avaliar qual o melhor preço
  3. Inserimos as opções de preços no Painel de Promoções, subsídio olist e estoque
  4. Você entra lá e confirma

E relaxa. Os produtos que não estiverem listados no painel de campanhas não ficam de fora! Você deve calcular qual é o melhor preço que consegue praticar para oferecer o desconto na aba de estoque e preço. Desta forma, seus anúncios automaticamente ficam ativos e com preços competitivos em campanhas nos marketplaces parceiros do olist. Saiba mais sobre essa dica para vender online no vídeo abaixo: 

Afinal, o que é uma estratégia de preço competitiva?

O preço competitivo refere-se a qualquer estratégia de preço usada para dar ao seu produto uma posição de mercado vantajosa frente à concorrência. A estratégia de preços competitivos geralmente é utilizada por empresas que vendem produtos similares. Exemplificando melhor: quando uma loja opta por vender produtos parecidos – ou iguais – aos da concorrência, ela precisa diferenciar as experiências, tratamentos e outros atributos para manter-se competitiva em seu setor de atuação. Ao precificar um produto de forma competitiva, o lojista pode igualar ou superar os valores praticados pelos concorrentes sem perder dinheiro, ou aumentá-los sem perder sua vantagem frente à concorrência. Para isso, o lojista deve analisar e escolher estratégias de preço para melhor aproveitar um mercado baseado em produtos ou serviços. É importante pensar na flexibilidade e agilidade de que precisa para as decisões de precificação e implementação de campanhas.

Entendendo os preços competitivos

As empresas têm três opções ao definir o preço de um bem ou serviço para atrair clientes: defini-lo abaixo da concorrência, como o da concorrência ou acima da concorrência.

  • Preços acima da concorrência exigem que a empresa crie um ambiente que garanta premiações como condições de pagamento diferenciadas ou recursos extras. Ao invés de utilizar os preços como vantagem, a empresa foca em qualidade e experiências diversificadas para os clientes.
  • Definir os preços abaixo dos de mercado pode ser uma boa estratégia se o lojista acreditar que o cliente comprará outros produtos de sua empresa assim que visualizar outras ofertas e promoções. A lucratividade dos outros produtos pode subsidiar a perda econômica do produto com preço abaixo do mercado. Isso também é conhecido como uma estratégia líder de perda .
  • Ou o lojista pode optar por definir o preço de seus produtos como os da concorrência, considerando o preço de mercado vigente. Ao optar por essa estratégia, ele deve apostar em estratégias de marketing para ser notado por outros clientes.

E por que eu devo manter os preços da minha loja competitivos?

A essa altura você já deve saber que o principal benefício da precificação competitiva é gerar liquidez e manter seu negócio como líder de mercado. Mas existem outras vantagens em assumir essa estratégia:

Garante maior taxa de sucesso

Os resultados de uma estratégia de preços competitivos geralmente são evidentes após um curto período de tempo. Um exemplo claro são as datas comemorativas no Brasil. O período de promoções de Dia do Consumidor, Dia das Mães, Namorados e, principalmente, Black Friday já é tido pelos consumidores como uma época de promoções. Sendo assim, quanto mais competitivos forem os preços de sua loja, mais você venderá em pouquíssimo tempo.

Previne a perda de mercado

A prática de preços competitivos permite que o seu negócio bata de frente com a concorrência, evitando a perda de clientes. Deixando seus preços iguais aos praticados por seus concorrentes, ou até mais baratos, os clientes já fidelizados se sentirão menos inclinados a mudar de marca ou escolher produtos/serviços em detrimento dos seus. Isso permite que você mantenha sua participação de mercado. Além disso, o monitoramento de preços dos concorrentes permite que você responda a cada movimento que eles fazem, o que pode ajudar ainda mais o posicionamento do seu negócio.

Melhora a margem de lucro

A estratégia de precificação competitiva nem sempre significa que você deve reduzir seus preços. Por vezes, o preço médio – em relação aos concorrentes diretos e indiretos – funciona da mesma forma e não afeta significativamente o lucro de sua empresa. Outro fator a ser considerado é a elasticidade de preço. Isso significa que a mudança de preço terá um impacto significativo na demanda, pois os consumidores são mais sensíveis aos valores praticados.  Manter-se atento a isso pode melhorar ainda mais sua capacidade de competir no mercado e também maximizar o lucro, levando o crescimento de sua empresa para um próximo nível. Confira 8 dicas para saber como atrair clientes e vender todo dia na internet: 

Como aplicar a precificação competitiva em minha loja?

Se precificar produtos de forma que isso cubra os gastos com fornecedores e operações logísticas já é difícil, imagina fazer isso e ainda se manter competitivo frente à concorrência? Por isso, listamos abaixo 3 etapas para você ser competitivo no mercado sem perder a liquidez.  Veja:

1. Analise a concorrência

Se você não sabe quem são seus concorrentes, comece identificando-os. Uma simples pesquisa no Google será bastante útil.  Para garantir que você não está perdendo ninguém, você pode usar uma ferramenta de pesquisa de palavras-chave como a Ubersuggest ou o Planejador de palavras-chave do Google Ads para ver quem mais está competindo pelas mesmas palavras-chave. O próximo passo é coletar dados de preços. Para isso, você pode usar um software de rastreamento de preços como o Buscapé, o Zoom ou o próprio Google Shopping.

2. Utilize as informações dos concorrentes

Agora que você tem os preços dos concorrentes à sua frente, é hora de decidir seu posicionamento de preço. Lembre-se de que valores muito abaixo da média podem estar associados à má qualidade. Por isso, tente manter-se dentro de alguma das seguintes especificações:

  • O preço deve ser 5% mais barato que o do meu concorrente mais barato
  • O preço deve ser igual ao do meu concorrente mais barato
  • O preço deve ser 6% inferior ao preço médio, mas não inferior a 9% + meus custos
  • O preço deve ser R$ 10 mais barato que o preço médio, mas não inferior a 5% + meus custos
  • O preço deve ser igual ao preço médio
  • O preço deve ser o mais caro

Essas regras garantirão que você terá o posicionamento que melhor funciona, que os custos serão cobertos e que você atingirá as margens de lucro planejadas. Certifique-se de não manter o mesmo preço dos produtos durante muito tempo, visto que as condições do mercado estão sempre se modificando.

3. Analise dados históricos

Pouco tempo depois de começar a rastrear os concorrentes – em cerca de alguns meses – você notará alguns padrões de comportamento. A análise histórica de preços revelará:

  • Quando os concorrentes aumentam e diminuem o preço
  • Que tipo de desconto/campanhas promocionais eles usam
  • Em que tipo/categoria/marca de produtos oferecem desconto
  • O valor do desconto

Agora que você conhece os detalhes da campanha de desconto deles, construa a sua de acordo com suas descobertas. Por exemplo, se você não conseguir igualar o preço do concorrente mais barato por causa da vantagem de custo, encontre outros produtos populares nos quais ele não esteja focando. Mesmo que a demanda seja menor, você pode atrair mais clientes, pois haverá menos concorrência. Se ficar com dificuldade em precificar seus produtos, você pode contar também com a nossa planilha gratuita para cálculo de custo e formação de preço de venda. Uma precificação competitiva pode se tornar mais eficiente se for combinada com várias outras estratégias de preço. Se você deseja manter a lucratividade, utilizar uma ferramenta de competitividade de preços como a do olist store é essencial. Ela fornece informações que seus concorrentes achariam difícil coletar manualmente.   Vender na internet transformou a competição no varejo. A concorrência agora é transparente e permite que o consumidor encontre as melhores ofertas na web em poucos minutos. E este, por sua vez, tornou-se mais sensível aos preços à medida que o mercado financeiro se movimenta. Preços competitivos são uma estratégia obrigatória para ficar à frente da concorrência no ambiente online em ritmo acelerado. Utilize-os para aumentar as vendas, obter novos clientes e melhorar a lucratividade por aí. E, depois, me conte nos comentários como o nosso painel de campanhas ajudou a melhorar seus resultados.  

    post anterior
    XML da NF-e: o que é, como funciona e qual sua importância?
    próximo post
    CNAE: o que é e como consultar?
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.