Sob encomenda - Saiba como utilizar o módulo no Tiny ERP

Recentemente, foi lançada uma nova funcionalidade no Tiny ERP, os Produtos Sob Encomenda.

O módulo "Sob encomenda" permite que uma venda seja aprovada, mesmo sem possuir estoque para envio da mercadoria de forma imediata. Ao vender um produto sem estoque no e-commerce, a quantidade disponível para venda será alterada dentro das plataformas, marketplaces e também a disponibilidade para venda física.

Para começar a utilizar, é preciso instalar a Extensão correspondente em "Início → Extensões do Tiny → Seção Suprimentos → Sob Encomenda".

Veja como funciona o fluxo de trabalho com produtos sob encomenda:

1 - "Produto sob encomenda" em pedido aprovado; 2 - Caso você use o módulo de necessidade de compra, estas encomendas passam a constar neste relatório; 3 - O pedido será enviado ao fornecedor; 4 - Após receber o produto, faça a entrada no estoque (via ordem de compra ou nota fiscal); 5 - Os pedidos são liberados para o despacho de mercadoria;

Utilizando o módulo Sob Encomenda

Para que o fluxo funcione, é preciso realizar algumas configurações no cadastro dos produtos que serão vendidos sob encomenda.

1 - Acesse "Suprimentos → Configurações → Configurações de Estoque", localize o campo “Quantidade enviada ao e-commerce quando produto sob encomenda" e indique a quantidade desejada. Será necessário informar a quantidade que deseja deixar disponível para venda.

2 - Deve-se indicar quando o produto é vendido sob encomenda, escolhendo a opção “Sim” no campo “Sob encomenda”. Este campo está localizado na aba “Dados Gerais” do cadastro do produto.

3 - Para filtrar os pedidos com “produtos sob encomenda” basta selecionar no filtro “Situação do Estoque”. Verifique os dois status “Aguardando encomenda” e “Encomenda recebida”.

Feito isso, poderá começar a vender os produtos sob encomenda. Os pedidos são feitos normalmente, a diferença será na situação dos mesmos.

Verifique abaixo quais são as situações dos pedidos que encontram-se sob encomenda:

Qualquer situaçãoTodos os pedidos aprovados serão mostrados.
Sem produtos sob encomendaApenas os pedidos que não possuem produtos sob encomenda serão mostrados.
Aguardando encomendaSão pedidos que possuem produtos sob encomenda e que ainda não tiveram sua entrada confirmada no estoque.
Encomenda recebidaLista dos pedidos que podem seguir para o despacho ao cliente. Estes pedidos que possuem produtos sob encomenda, com entrada no estoque confirmada.

Importante: Apenas os pedidos aprovados são acompanhados através do sob encomenda. Caso o pagamento esteja pendente, não aparecerá no Tiny.

Quando um pedido com produto sob encomenda é aprovado, é possível visualizar quais são os produtos que devem ser comprados clicando no ícone da situação “Aguardando encomenda” (caixa amarela).

Quando os produtos entrarem no estoque através da ordem de compra ou da nota fiscal de entrada, a situação do pedido de venda é alterado para “Encomenda Recebida” (caixa verde). Conforme sua ordem de aprovação, os pedidos são liberados para o despacho, ou seja, os primeiros pedidos aprovados serão os primeiros a serem liberados para envio aos clientes.

Importante: Se você possuir o módulo de "Necessidade de Compra", os produtos sob encomenda também serão considerados no seu relatório.

Sob-Encomenda-Tiny-ERPO produto pode seguir seu processo de separação, expedição e demais ações de despacho da venda ao cliente final, pois estão liberados para seguirem o fluxo.

Você poderá verificar em nosso manual todo o passo a passo para  trabalhar com esta funcionalidade.

Quais planos podem utilizar o módulo?

O módulo é disponibilizado para todos os planos do Tiny ERP.

Nos planos Iniciante e Básico, o custo da extensão é de R$ 10,00, acrescidos mensalmente na fatura do Tiny. Já para os planos Essencial e Grande, não há custo para utilização.

Para instalar a extensão, acesse "Início > Extensões do Tiny" e aproveite os benefícios.

    post anterior
    A categorização de produtos nos marketplaces ficou mais fácil com o Olist – Últimas do Olist #09
    próximo post
    Quer alterar seu e-mail na plataforma do Olist? É muito simples! – Últimas do Olist #10
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.