Há 4 anos, quem imaginaria comprar calçados pela internet, sem experimentar e sentir o modelo nos pés? Adicione a este cenário o fato da marca do calçados ser nova e ainda desconhecida do público. Foi assim que a Yuool estreou no Natal de 2017, apostando no modelo de negócio DNVB (Digital Native Vertical Brand) e registrando crescimento de quase 280% no faturamento já no terceiro mês após o lançamento do e-commerce com a plataforma Vnda.
O que é uma DNVB?
DNVBs são marcas que nascem digitalmente e com uma estrutura vertical, ou seja, surgem diretamente no universo online e a própria empresa é responsável por todo o processo: da fabricação do produto, passando pela venda, até o atendimento e relacionamento com o cliente pós-venda. E isso leva a outra característica deste tipo de estratégia: ter um propósito de marca bem estabelecido e oferecer experiências diferenciadas de consumo digital. A construção sólida da marca é um fato chave de sucesso para que as DNVBs tenham sucesso ao vender diretamente ao consumidor (D2C - Direct to Consumer). No caso da Yuool, os sócios-fundadores André Piccoli, Eduardo Rocha Abichequer, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert dedicaram 1 ano ao desenvolvimento da marca.
Principais características das marcas DNVB
- A Internet é o principal meio de interação com os consumidores: transações de vendas, storytelling e comunicação. A marca nasce e se estrutura no digital.
- Não se resume a um e-commerce. O principal ativo é a marca, que é vertical, e está presente no produto físico, no posicionamento e no site, sendo sua comercialização feita pelo e-commerce.
- A experiência e aproximação com o consumidor são essenciais, do produto, passando pela compra web/mobile, entrega e atendimento ao cliente.
- Começar no digital não significa estar somente no online. As DNVBs também acabam levando sua marca ao varejo físico, por meio de Guide Shops e parcerias com grandes varejistas.
Ser sustentável não é diferencial, é obrigação
É assim que a Yuool apresenta seu propósito de oferecer conforto às pessoas, onde quer que estejam, mantendo uma cadeia de suprimentos sustentável. Baseados nos pilares da simplicidade, qualidade, inovação e sustentabilidade, as peças são criadas para serem usadas por mais tempo e nas mais diversas situações. Os produtos não seguem tendências, são minimalistas, sem gênero e atemporais. Ao aumentar o tempo e as ocasiões de uso do produto, menos lixo desnecessário é gerado. Os primeiros lançamentos foram calçados feitos de lã merino. Abichequer explica que a ideia veio de empresas dos Estados Unidos e da Europa “Já sabíamos o que queríamos. Vimos o movimento de empresas fazendo tênis de lã. A gente provou e era muito diferente de tudo o que existia e de tudo o que a gente já tinha visto. Tentamos trazer as empresas pro Brasil, eles não tinham interesse no mercado. Então partimos pro nosso desenvolvimento. Encontramos matéria-prima na Itália e ele virou nosso sócio.” Hoje, a marca também tem outros modelos que utilizam algodão orgânico, um tecido natural e de baixo impacto em sua produção, e garrafa PET reciclada e rastreada, a fim de garantir que o material está tendo, de fato, uma segunda vida útil. Com esta combinação de produtos de alta qualidade e identidade da marca, a Yuool coleciona destaques na mídia, com inovação, aportes e qualidade.
“A gente [os sócios] sempre teve uma visão parecida de varejo, entendemos que muita coisa poderia ser otimizada. Ficamos um ano desenvolvendo a marca e o que iríamos defender. Esta é uma grande vantagem da DNVB: poder falar o que a gente acredita. Estruturamos uma história, o que gostaríamos de defender, pra onde a gente queria levar a marca. E, assim, desenvolvemos um produto muito bom. 2017 todo foi isso aí: planejamento.” Eduardo Rocha Abichequer, sócio-fundador da Yuool
Um case gerado e desenvolvido na plataforma Vnda
A Yuool começou a utilizar a plataforma de e-commerce da Vnda em dezembro de 2017, data de lançamento da marca. A criação e crescimento da Yuool foi com a estrutura de tecnologia e serviços de Vnda, com resultados e evolução de negócio que são referência e vanguarda para as DNVBs do mercado varejista. A expectativa Yuool para o seu primeiro ano de atividade era vender 1.500 pares de sapatos. Foram registradas 8.500 vendas. Em 2019, o número de pares vendidos ultrapassou os 20 mil.
38x de crescimento nas transações da plataforma no comparativo entre os primeiros meses de e-commerce, em 2017, com os últimos 4 meses de 2021 (agosto à novembro)
+238% em faturamento, de 2018 para 2019, utilizando a plataforma Vnda
+240% no número de pedidos de 2018 para 2019
+7% no ticket médio da Yuool, de 2019 para 2020
Resultados de Black Friday
- Faturamento: +191%
- Número de Pedidos: 196%
2019 para 2020 (vindo de um crescimento acelerado)
- Faturamento: +27%
- Número de pedidos: +19%
- Faturamento: +181%
- Número de pedidos: +182%
Durante estes anos que a Yuool tem o seu e-commerce integrado com a Vnda, a empresa conseguiu aumentar também o seu ticket médio na Black Friday, tendo um salto de mais de 23%.
Resultados de Natal
No período de Natal a marca também não deixou a desejar e mostrou forte evolução de um ano para o outro. Do primeiro ao último Natal (2017 à 2021) transacionando na plataforma Vnda:
- +195% no faturamento durante o mês de Natal
- +165% no número de pedidos
- +12% no ticket médio
“Questão de experiência, qualidade e simplicidade sempre pesaram muito para a escolha da plataforma. A Vnda sempre traz funcionalidades e as novidades sempre partem deles” Eduardo Rocha Abichequer, sócio-fundador da Yuool
+ 40% no faturamento do e-commerce no 1º semestre no comparativo entre 2020 e 2021
E o crescimento não para! O recorde de vendas da empresa foi batido na véspera da Black Friday de 2021, na campanha denominada “Só hoje”. O faturamento do dia foi 6 vezes maior que o recorde registrado anteriormente.
Estratégia omnichannel: conectando o digital ao físico
As marcas DNVB utilizam o e-commerce como canal de vendas principal, mas ser nativo digital não impede que a marca explore o offline para expansão de vendas e presença de marca. Os espaços físicos auxiliam na conexão com o público e na experiência de compra, com possibilidade de toque e contato presencial para complementar a jornada que começa online, sempre mantendo o propósito, os valores e o posicionamento da marca. A Yuool possui uma loja fixa em Gramado (RS) e tem adotado a estratégia de pop-up stores, até então com lojas em shoppings de Porto Alegre e São Paulo. As pop-up stores são lojas-conceito, podendo durar algumas semanas ou períodos mais longos. Desta forma, as marcas têm a oportunidade de oferecer uma experiência presencial com o mesmo conceito apresentado no e-commerce.
Yuool + Vnda Direct
Para a operação nas lojas físicas, a Yuool conta com o recurso Vnda Direct. Uma ferramenta nativa da plataforma de e-commerce, que possibilita vendas com pedidos do estoque físico, do estoque do e-commerce para receber em casa, ou mesmo pedidos híbridos, com produtos de multiplos estoques (online + offline), sem a necessidade de outra tecnologia de PDV. “A gente usa Direct em todas as lojas físicas. Atendemos os clientes sem caixa, tudo no tablet, por questão de experiência”, conta Abichequer. A Yuool começou a usar o Direct em dezembro de 2019 para otimizar a experiência do cliente em sua loja física. Desde então, essa ferramenta representa 11% do total faturado pela marca. Se levarmos em consideração apenas os últimos 3 meses analisados (agosto, setembro e outubro de 2021), esse percentual aumenta para 15%, demonstrando o potencial e relevância desta ferramenta para os resultados das marcas. Eduardo Abichequer ressaltou a importância de outras ferramentas que a plataforma Vnda oferece, como Bônus e o Indique e Ganhe. A gama de opções e soluções complementa a estratégia consolidada da Yuool e promete novos recordes de vendas nos próximos anos.
“O mundo vai ser muito omnichannel. Não vai ser on, nem off. Vai ser tudo a mesma coisa. Então queremos lojas que falem com a gente, sejam pontos de experiência.” Eduardo Rocha Abichequer, sócio-fundador da Yuool