Marca nativa digital ganha o mercado com tecnologia Vnda

DNVB de calçados sustentáveis é case de sucesso em vendas 100% online

dnvb-yuool-venda-ecommerce__legacy_2022_01

Há 4 anos, quem imaginaria comprar calçados pela internet, sem experimentar e sentir o modelo nos pés? Adicione a este cenário o fato da marca do calçados ser nova e ainda desconhecida do público. Foi assim que a Yuool estreou no Natal de 2017, apostando no modelo de negócio DNVB (Digital Native Vertical Brand) e registrando crescimento de quase 280% no faturamento já no terceiro mês após o lançamento do e-commerce com a plataforma Vnda.

O que é uma DNVB?

DNVBs são marcas que nascem digitalmente e com uma estrutura vertical, ou seja, surgem diretamente no universo online e a própria empresa é responsável por todo o processo: da fabricação do produto, passando pela venda, até o atendimento e relacionamento com o cliente pós-venda. E isso leva a outra característica deste tipo de estratégia: ter um propósito de marca bem estabelecido e oferecer experiências diferenciadas de consumo digital. A construção sólida da marca é um fato chave de sucesso para que as DNVBs tenham sucesso ao vender diretamente ao consumidor (D2C - Direct to Consumer). No caso da Yuool, os sócios-fundadores André Piccoli, Eduardo Rocha Abichequer, Eduardo Glitz, Marcelo Maisonnave e Pedro Englert dedicaram 1 ano ao desenvolvimento da marca.

Principais características das marcas DNVB

  1. A Internet é o principal meio de interação com os consumidores: transações de vendas, storytelling e comunicação. A marca nasce e se estrutura no digital.
  2. Não se resume a um e-commerce. O principal ativo é a marca, que é vertical, e está presente no produto físico, no posicionamento e no site, sendo sua comercialização feita pelo e-commerce.
  3. A experiência e aproximação com o consumidor são essenciais, do produto, passando pela compra web/mobile, entrega e atendimento ao cliente.
  4. Começar no digital não significa estar somente no online. As DNVBs também acabam levando sua marca ao varejo físico, por meio de Guide Shops e parcerias com grandes varejistas.
Yuool e Vnda ecommerce

Ser sustentável não é diferencial, é obrigação

É assim que a Yuool apresenta seu propósito de oferecer conforto às pessoas, onde quer que estejam, mantendo uma cadeia de suprimentos sustentável. Baseados nos pilares da simplicidade, qualidade, inovação e sustentabilidade, as peças são criadas para serem usadas por mais tempo e nas mais diversas situações. Os produtos não seguem tendências, são minimalistas, sem gênero e atemporais. Ao aumentar o tempo e as ocasiões de uso do produto, menos lixo desnecessário é gerado. Os primeiros lançamentos foram calçados feitos de lã merino. Abichequer explica que a ideia veio de empresas dos Estados Unidos e da Europa “Já sabíamos o que queríamos. Vimos o movimento de empresas fazendo tênis de lã. A gente provou e era muito diferente de tudo o que existia e de tudo o que a gente já tinha visto. Tentamos trazer as empresas pro Brasil, eles não tinham interesse no mercado. Então partimos pro nosso desenvolvimento. Encontramos matéria-prima na Itália e ele virou nosso sócio.” Hoje, a marca também tem outros modelos que utilizam algodão orgânico, um tecido natural e de baixo impacto em sua produção, e garrafa PET reciclada e rastreada, a fim de garantir que o material está tendo, de fato, uma segunda vida útil. Com esta combinação de produtos de alta qualidade e identidade da marca, a Yuool coleciona destaques na mídia, com inovação, aportes e qualidade.

Mídia Yuool e Vnda
“A gente [os sócios] sempre teve uma visão parecida de varejo, entendemos que muita coisa poderia ser otimizada. Ficamos um ano desenvolvendo a marca e o que iríamos defender.  Esta é uma grande vantagem da DNVB: poder falar o que a gente acredita. Estruturamos uma história,  o que gostaríamos de defender, pra onde a gente queria levar a marca. E, assim, desenvolvemos um produto muito bom. 2017 todo foi isso aí: planejamento.” Eduardo Rocha Abichequer, sócio-fundador da Yuool

Um case gerado e desenvolvido na plataforma Vnda

A Yuool começou a utilizar a plataforma de e-commerce da Vnda em dezembro de 2017, data de lançamento da marca. A criação e crescimento da Yuool foi com a estrutura de tecnologia e serviços de Vnda, com resultados e evolução de negócio que são referência e vanguarda para as DNVBs do mercado varejista. A expectativa Yuool para o seu primeiro ano de atividade era vender 1.500 pares de sapatos. Foram registradas 8.500 vendas. Em 2019, o número de pares vendidos ultrapassou os 20 mil.

38x de crescimento nas transações da plataforma no comparativo entre os primeiros meses de e-commerce, em 2017, com os últimos 4 meses de 2021 (agosto à novembro)

+238% em faturamento, de 2018 para 2019, utilizando a plataforma Vnda

+240% no número de pedidos de 2018 para 2019

+7% no ticket médio da Yuool, de 2019 para 2020

Yuool Vnda Ecommerce

Resultados de Black Friday

Os indicadores da Yuool nas semanas da Black Friday, no comparativo dos últimos quatro anos na plataforma, evidenciam a evolução da marca ano a ano:
2018 para 2019
  • Faturamento: +191%
  • Número de Pedidos: 196%

2019 para 2020 (vindo de um crescimento acelerado)

  • Faturamento: +27%
  • Número de pedidos: +19%
2020 para 2021
  • Faturamento: +181%
  • Número de pedidos: +182%

Durante estes anos que a Yuool tem o seu e-commerce integrado com a Vnda, a empresa conseguiu aumentar também o seu ticket médio na Black Friday, tendo um salto de mais de 23%.

Resultados de Natal

No período de Natal a marca também não deixou a desejar e mostrou forte evolução de um ano para o outro. Do primeiro ao último Natal (2017 à 2021) transacionando na plataforma Vnda:

  • +195% no faturamento durante o mês de Natal
  • +165% no número de pedidos
  • +12% no ticket médio
ecommerce Yuool Plataforma Vnda

“Questão de experiência, qualidade e simplicidade sempre pesaram muito para a escolha da plataforma. A Vnda sempre traz funcionalidades e as novidades sempre partem deles” Eduardo Rocha Abichequer, sócio-fundador da Yuool

+ 40% no faturamento do e-commerce no 1º semestre no comparativo entre 2020 e 2021

E o crescimento não para! O recorde de vendas da empresa foi batido na véspera da Black Friday de 2021, na campanha denominada “Só hoje”. O faturamento do dia foi 6 vezes maior que o recorde registrado anteriormente.

Estratégia omnichannel: conectando o digital ao físico

As marcas DNVB utilizam o e-commerce como canal de vendas principal, mas ser nativo digital não impede que a marca explore o offline para expansão de vendas e presença de marca. Os espaços físicos auxiliam na conexão com o público e na experiência de compra, com possibilidade de toque e contato presencial para complementar a jornada que começa online, sempre mantendo o propósito, os valores e o posicionamento da marca. A Yuool possui uma loja fixa em Gramado (RS) e tem adotado a estratégia de pop-up stores, até então com lojas em shoppings de Porto Alegre e São Paulo. As pop-up stores são lojas-conceito, podendo durar algumas semanas ou períodos mais longos. Desta forma, as marcas têm a oportunidade de oferecer uma experiência presencial com o mesmo conceito apresentado no e-commerce.

Yuool + Vnda Direct

Para a operação nas lojas físicas, a Yuool conta com o recurso Vnda Direct. Uma ferramenta nativa da plataforma de e-commerce, que possibilita vendas com pedidos do estoque físico, do estoque do e-commerce para receber em casa, ou mesmo pedidos híbridos, com produtos de multiplos estoques (online + offline), sem a necessidade de outra tecnologia de PDV. “A gente usa Direct em todas as lojas físicas. Atendemos os clientes sem caixa, tudo no tablet, por questão de experiência”, conta Abichequer. A Yuool começou a usar o Direct em dezembro de 2019 para otimizar a experiência do cliente em sua loja física. Desde então, essa ferramenta representa 11% do total faturado pela marca. Se levarmos em consideração apenas os últimos 3 meses analisados (agosto, setembro e outubro de 2021), esse percentual aumenta para 15%, demonstrando o potencial e relevância desta ferramenta para os resultados das marcas. Eduardo Abichequer ressaltou a importância de outras ferramentas que a plataforma Vnda oferece, como Bônus e o Indique e Ganhe. A gama de opções e soluções complementa a estratégia consolidada da Yuool e promete novos recordes de vendas nos próximos anos.

Calçados Yuool ecommerce

“O mundo vai ser muito omnichannel. Não vai ser on, nem off. Vai ser tudo a mesma coisa. Então queremos lojas que falem com a gente, sejam pontos de experiência.” Eduardo Rocha Abichequer, sócio-fundador da Yuool

    post anterior
    Veja como o Tiny ajuda na devolução de mercadorias
    próximo post
    Ideias para vender no carnaval 2023: como ganhar dinheiro com a festa
    loading comments...

    Receba os conteúdos em primeira mão

    + de 6 mil pessoas já recebem nossa newsletter. vai ficar de fora?

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.